Opinião

A Importância de proteger o coração na infância: diferenças entre cardiopatias congênitas e adquiridas para um cuidado eficaz da saúde

*Por Dra. Isabela Rangel

No Dia do Cardiologista, em 14 de agosto, como diretora médica do Pro Criança Cardíaca, cardiologista e pediatra, alerto que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No Brasil, atualmente, é responsável por mais de 243 mil mortes, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Para alcançarmos a longevidade, proteger o coração ainda na infância é essencial. Vários trabalhos científicos demonstram que ter um estilo de vida saudável desde cedo, preservando o bem-estar físico e mental, faz toda a diferença.

As cardiopatias podem ser congênitas ou adquiridas. As congênitas são anomalias na estrutura e/ou função do coração que ocorrem durante a vida fetal. Sua incidência é de cerca de 1 para cada 100 nascidos vivos.

O diagnóstico pode ser feito ainda com a criança na barriga da mãe. Com o ecocardiograma fetal, por exemplo, é possível identificar lesões estruturais antes do nascimento e, em geral, deve ser realizado entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação. São as malformações mais frequentes ao nascimento.

Não têm uma causa definida e ocorrem pela interação de fatores genéticos e ambientais. O diagnóstico precoce, os avanços nas técnicas cirúrgicas e da hemodinâmica, assim como o acompanhamento regular por uma equipe multidisciplinar possibilitam a maior sobrevida e a melhora na qualidade de vida desses pacientes.

Para alcançarmos a longevidade, proteger o coração ainda na infância é essencial”

O trabalho realizado no Pro Criança Cardíaca fornece o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças com cardiopatias congênitas, além de dar o suporte necessário à família. O Projeto Social sem fins lucrativos fundado em 1996 pela cardiologista Dra. Rosa Celia acumula dados até junho deste ano que representam apoio à vidas: 156.530 pessoas impactadas, 15.653 pacientes atendidos, 124.670 atendimentos e 1.827 procedimentos invasivos realizados, além de ações assistenciais integradas.

Já as doenças cardiovasculares adquiridas são aquelas que ocorrem durante o curso da vida. Os fatores de risco são variados: desde história familiar/carga genética de fatores extrínsecos como sedentarismo, estresse, alimentação desregrada, maus hábitos (como fumar e consumo de bebida alcoólica e sono inadequado).

E quando falamos dos principais complicadores para a saúde cardiovascular estão no topo da lista a obesidade, hipertensão, diabetes e dislipidemia.

O cardiologista é o especialista que faz o Pro Criança Cardíaca seguir salvando vidas. Com a sua expertise, conseguimos identificar precocemente os problemas cardíacos, proporcionar o tratamento adequado e acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças, garantindo que elas tenham a melhor qualidade de vida possível.

A atuação dedicada dos cardiologistas junto com outros profissionais é fundamental para o sucesso das intervenções e para o apoio contínuo às famílias, consolidando o Pro Criança Cardíaca como uma referência no cuidado de crianças e jovens pacientes cardíacos.

*Dra. Isabela Rangel é Diretora Médica da Pro Criança Cardíaca


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Carlos Augusto lidera com 28 pontos na disputa em Rio das Ostras

Uma pesquisa, divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas no último dia 13 mostra Carlos Augusto (PL)…

7 horas atrás

Cartórios de Imóveis realizam quase meio milhão de atos online no RJ

Os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado do Rio de Janeiro registraram, no primeiro…

7 horas atrás

Villarreal fecha parceria com Resende e tem homenagem no Cristo

O Cristo Redentor se iluminou de amarelo para celebrar a nova parceria entre o clube…

8 horas atrás

Mutirão de mamografia e ultrassonografia em Vassouras

A cidade de Vassouras, no Sul Fluminense, receberá, na próxima semana, o Mamógrafo Móvel da…

9 horas atrás

Resumo do livro “O Maior Vendedor do Mundo”, de Og Mandino

Por Juedir Teixeira* Tem determinadas obras que nunca envelhecem "O Maior Vendedor do Mundo" é…

9 horas atrás

TRE-RJ anuncia transporte público gratuito nos dias de eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou que o transporte público será…

10 horas atrás