Capital

COMFAV empossa 44 novos conselheiros no Palácio da Cidade

O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, empossou na última quarta-feira (26), no Palácio da Cidade, os 44 novos conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Favelas (COMFAV). A cerimônia contou com a presença da subprefeita dos Grandes Complexos, Marli Peçanha, e do secretário de Coordenação Governamental, Edson Menezes. Os conselheiros representarão a sociedade civil e o poder público pelos próximos dois anos.

Criado em 2021, o COMFAV é um espaço inédito de participação social no Brasil e tem como objetivo auxiliar na formulação e no aprimoramento de políticas públicas voltadas a favelas e comunidades. Segundo Eduardo Cavaliere, o Conselho é estratégico para ampliar o alcance das ações municipais.
“Este não é um espaço para problemas específicos de uma comunidade. É muito importante que cada conselheiro se sinta parte do todo, para construirmos políticas públicas que tenham capacidade de atender todo mundo em larga escala”, afirmou.

O colegiado reúne associações de moradores, conselhos comunitários e organizações não governamentais com atuação comprovada em territórios periféricos, além de representantes de diversas secretarias e órgãos municipais. O COMFAV é presidido por Marli Peçanha e tem como secretária-executiva Janaina Marcia Garcia, da Subprefeitura dos Grandes Complexos.

COMFAV fortalece o diálogo

Para Marli Peçanha, o Conselho fortalece o diálogo e oferece ao município uma visão direta das necessidades das comunidades. “O COMFAV é um projeto de escuta, que discute os territórios e veio para ajudar o prefeito a governar a cidade, apontando o que tem de prioridades nas favelas. Os conselheiros são os olhos do prefeito para trazer as dificuldades e para que a gente possa trabalhar para resolvê-las”, declarou.

O secretário de Coordenação Governamental, Edson Menezes, destacou que o diálogo com a população promove resultados concretos. Ele citou como exemplo a transformação da Comunidade do Aço.
“Um lugar que tinha uma realidade esquecida aos olhos do poder público, em que as pessoas moravam em situação degradante, e hoje cada um tem o seu apartamento e a sua dignidade”, afirmou.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Cine Quatro Estações Mangaratiba anuncia selecionados da Edição Verão

O Cine Quatro Estações Mangaratiba, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio…

45 minutos atrás

Paes quer mais arrecadação para municípios

Por Marcos Vinicius Cabral Cerca de 300 gestores municipais — incluindo prefeitos de algumas cidades…

2 horas atrás

Natal Sesc RJ 2025 ilumina o Norte Fluminense

Com o tema “Vem viver + encontros”, o Natal Sesc RJ 2025 dá início à…

3 horas atrás

Seminário em Nova Friburgo reforça ações contra desastres naturais

Após reunir 71 municípios no lançamento do Programa Ambiente Resiliente, desenvolvido em parceria com o…

3 horas atrás

CapacitAgro Campos reforça qualificação técnica e geração de renda

O município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vem ampliando os investimentos em qualificação…

24 horas atrás

Rio Indústria celebra decisão da Alerj

A Rio Indústria divulgou nota oficial comemorando a decisão do Parlamento fluminense de manter a…

24 horas atrás