Capital

Comlurb inicia operação Praia Limpa no Rio

Com o começo do verão, a prefeitura do Rio de Janeiro inicia a Operação Praia Limpa, marcando o reforço da atuação da Companhia de Limpeza Urbana – Comlurb na orla marítima da capital fluminense para a estação mais quente do ano. A ação mobilizará diariamente, além dos 600 garis que já trabalham nas praias, mais 490 profissionais, totalizando 1.090 distribuídos nos 56 km de orla da cidade.

De acordo com a administração da capital, a novidade deste ano é o desafio lançado pela Comlurb com voluntários, pelo descarte correto de resíduos. As atividades serão realizadas durante todo o verão e contarão com a participação do carismático gari Renato Sorriso. Estão sendo fechadas parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas e grupos de atletas de beach tênis para promover mutirões de limpeza nas areias e eventos que estimulem banhistas a darem o destino correto ao lixo.

Durante o período, as equipes de garis trabalharão em até três turnos na limpeza das praias durante todo o verão, incluindo noite e madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas no dia seguinte.

O serviço na areia, nos calçadões e nas ciclovias foi incrementado com os novos tratores de praia, com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, numa limpeza mais minuciosa, higienizando a área e contribuindo com a redução de impurezas, chegando a alcançar 20 cm de profundidade. O revolvimento, além de ajudar na prevenção de micro-organismos, retira resíduos de menor tamanho. O equipamento não era usado na limpeza das praias há seis anos, segundo a prefeitura

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, reafirmou a importância de os frequentadores das praias colaborarem com os garis, fazendo o descarte correto de seus resíduos.

“Estamos reforçando as equipes de garis para garantir uma praia em ótimas condições para os banhistas durante todo o verão. Mas precisamos que os frequentadores façam o descarte de seus resíduos nos locais corretos. Não falta local para colocar o lixo, estamos com muitos contêineres na orla, com caixas metálicas de grande capacidade, de 1.200 litros”, comentou ele.

Comlurb coloca mais de 1,6 mil contêineres em pontos estratégicos das praias

Para buscar garantir aos banhistas mais locais para o descarte correto de resíduos, a Comlurb também está disponibilizando 1.650 contêineres de 240 litros distribuídos em pontos estratégicos das praias, caixas metálicas maiores, de 1.200 litros, e papeleiras (cestos laranjas fixados nos postes).

O grupo de conscientização Chegando de Surpresa, composto de garis, participa do Praia Limpa, com campanhas de orientação aos banhistas e distribuição de sacolas de material reciclável para recolhimento de resíduos gerados na praia.

Com os eventos à noite nas praias do Rio no verão, reunindo muitos frequentadores, em alguns trechos os garis precisam aguardar a liberação do local para trabalhar. Segundo a prefeitura, a medida é necessária devido à movimentação dos tratores.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

14 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

16 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás