Comlurb promove limpeza nas praias para alta temporada. Foto: Prefeitura do Rio
Com o começo do verão, a prefeitura do Rio de Janeiro inicia a Operação Praia Limpa, marcando o reforço da atuação da Companhia de Limpeza Urbana – Comlurb na orla marítima da capital fluminense para a estação mais quente do ano. A ação mobilizará diariamente, além dos 600 garis que já trabalham nas praias, mais 490 profissionais, totalizando 1.090 distribuídos nos 56 km de orla da cidade.
De acordo com a administração da capital, a novidade deste ano é o desafio lançado pela Comlurb com voluntários, pelo descarte correto de resíduos. As atividades serão realizadas durante todo o verão e contarão com a participação do carismático gari Renato Sorriso. Estão sendo fechadas parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas e grupos de atletas de beach tênis para promover mutirões de limpeza nas areias e eventos que estimulem banhistas a darem o destino correto ao lixo.
Durante o período, as equipes de garis trabalharão em até três turnos na limpeza das praias durante todo o verão, incluindo noite e madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas no dia seguinte.
O serviço na areia, nos calçadões e nas ciclovias foi incrementado com os novos tratores de praia, com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, numa limpeza mais minuciosa, higienizando a área e contribuindo com a redução de impurezas, chegando a alcançar 20 cm de profundidade. O revolvimento, além de ajudar na prevenção de micro-organismos, retira resíduos de menor tamanho. O equipamento não era usado na limpeza das praias há seis anos, segundo a prefeitura
O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, reafirmou a importância de os frequentadores das praias colaborarem com os garis, fazendo o descarte correto de seus resíduos.
“Estamos reforçando as equipes de garis para garantir uma praia em ótimas condições para os banhistas durante todo o verão. Mas precisamos que os frequentadores façam o descarte de seus resíduos nos locais corretos. Não falta local para colocar o lixo, estamos com muitos contêineres na orla, com caixas metálicas de grande capacidade, de 1.200 litros”, comentou ele.
Para buscar garantir aos banhistas mais locais para o descarte correto de resíduos, a Comlurb também está disponibilizando 1.650 contêineres de 240 litros distribuídos em pontos estratégicos das praias, caixas metálicas maiores, de 1.200 litros, e papeleiras (cestos laranjas fixados nos postes).
O grupo de conscientização Chegando de Surpresa, composto de garis, participa do Praia Limpa, com campanhas de orientação aos banhistas e distribuição de sacolas de material reciclável para recolhimento de resíduos gerados na praia.
Com os eventos à noite nas praias do Rio no verão, reunindo muitos frequentadores, em alguns trechos os garis precisam aguardar a liberação do local para trabalhar. Segundo a prefeitura, a medida é necessária devido à movimentação dos tratores.
A Prefeitura de Maricá e o Ministério do Comércio e Desenvolvimento Industrial do Governo Revolucionário…
Um dos cartões-postais mais celebrados da Zona Norte carioca, o Parque Madureira será o endereço…
A Gerdau está com inscrições abertas para o programa Gerdau Transforma, que chega ao bairro…
Por Juedir Teixeira* Nos últimos anos, a economia prateada ganhou destaque nas discussões sobre o…
O governador Cláudio Castro recebeu, nesta segunda-feira (18), no Palácio Laranjeiras, a comitiva do Mundial…
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) realizará…