Baixada Fluminense

Complexo da Cidadania será inaugurado em abril em Belford Roxo

O subsecretário da Criança e Adolescente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Arthur Souza, visitou nesta quarta-feira (26) as obras de revitalização do espaço que abrigará o Complexo da Cidadania, localizado no andar superior do Restaurante do Povo, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O local será destinado a oferecer atendimento especializado em diversas áreas de assistência social.

A visita técnica contou também com a presença do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, do secretário municipal de Comunicação Social, Marcos Paulo, e da coordenadora de Comunicação da SEDSODH, Ludmila Fróes. O subsecretário representou a secretária de Estado da pasta, Rosangela Gomes, e destacou a importância do novo equipamento público para a população do município.

Diversos serviços serão oferecidos à população no Complexo da Cidadania

A previsão é que o Complexo da Cidadania entre em funcionamento a partir de abril, oferecendo atendimento especializado através de núcleos descentralizados. Entre os serviços que estarão disponíveis no local estão o programa Mulheres Empoderadas, o Programa Rio Sem LGBTfobia, o atendimento a vítimas de intolerância religiosa (Navir), a emissão de documentação básica e sub-registro (Nadbs) e a Escuta Especializada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Segundo Arthur Souza, o Núcleo de Escuta Especializada será interligado à Secretaria Municipal de Educação e contará com a participação de profissionais de diferentes setores, como assistência social, Conselhos Tutelares e funcionários das escolas municipais. “É um programa que visa proteger e amparar crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Nele atuarão professores, inspetores, diretores e pessoal de apoio”, explicou o subsecretário. Belford Roxo será o primeiro município do Estado a implantar esse núcleo.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, ressaltou que o projeto era um desejo antigo da gestão municipal. “O prefeito Márcio Canella queria muito criar o Complexo da Cidadania, mas faltava um espaço adequado. Em visita ao Restaurante do Povo, percebemos que havia salas ociosas, e o resultado dessa iniciativa não poderia ser melhor”, destacou.

O Complexo da Cidadania será administrado em parceria entre as secretarias municipal e estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e estará localizado na Rua Floripes Rocha, próximo à estação ferroviária do centro de Belford Roxo. A iniciativa visa fortalecer a rede de proteção social e ampliar o acesso da população a serviços essenciais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Bangu vence o São Gonçalo, conquista a Série A2 e volta à elite

O Rio de Janeiro terá o Bangu novamente na elite do Campeonato Carioca em 2026.…

1 hora atrás

Instituto Coalizão e Consulado do Panamá realizarão evento no dia 19

O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…

3 dias atrás

Gastronomia na melhor escola

Essa colunista que vos fala se arriscou em mais um curso da tradicional Le Cordon…

3 dias atrás

Governo do Rio certifica 350 alunos do programa “Empregos Azuis”

O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, nesta sexta-feira (15), 350 alunos das…

3 dias atrás

De Padilha e Moraes: os encontros de Luciano Vieira

Por Nelson Lopes Deputado federal de primeiro mandato, Luciano Vieira, que está deixando o Republicanos…

3 dias atrás

Da glória à crise – A agonia de um Rio de Janeiro estratégico

*Por Marcos Luz Centro do poder e da inovação no país, o Rio de Janeiro…

3 dias atrás