Baixada Fluminense

Complexo da Cidadania será inaugurado em abril em Belford Roxo

O subsecretário da Criança e Adolescente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Arthur Souza, visitou nesta quarta-feira (26) as obras de revitalização do espaço que abrigará o Complexo da Cidadania, localizado no andar superior do Restaurante do Povo, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O local será destinado a oferecer atendimento especializado em diversas áreas de assistência social.

A visita técnica contou também com a presença do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, do secretário municipal de Comunicação Social, Marcos Paulo, e da coordenadora de Comunicação da SEDSODH, Ludmila Fróes. O subsecretário representou a secretária de Estado da pasta, Rosangela Gomes, e destacou a importância do novo equipamento público para a população do município.

Diversos serviços serão oferecidos à população no Complexo da Cidadania

A previsão é que o Complexo da Cidadania entre em funcionamento a partir de abril, oferecendo atendimento especializado através de núcleos descentralizados. Entre os serviços que estarão disponíveis no local estão o programa Mulheres Empoderadas, o Programa Rio Sem LGBTfobia, o atendimento a vítimas de intolerância religiosa (Navir), a emissão de documentação básica e sub-registro (Nadbs) e a Escuta Especializada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Segundo Arthur Souza, o Núcleo de Escuta Especializada será interligado à Secretaria Municipal de Educação e contará com a participação de profissionais de diferentes setores, como assistência social, Conselhos Tutelares e funcionários das escolas municipais. “É um programa que visa proteger e amparar crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Nele atuarão professores, inspetores, diretores e pessoal de apoio”, explicou o subsecretário. Belford Roxo será o primeiro município do Estado a implantar esse núcleo.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, ressaltou que o projeto era um desejo antigo da gestão municipal. “O prefeito Márcio Canella queria muito criar o Complexo da Cidadania, mas faltava um espaço adequado. Em visita ao Restaurante do Povo, percebemos que havia salas ociosas, e o resultado dessa iniciativa não poderia ser melhor”, destacou.

O Complexo da Cidadania será administrado em parceria entre as secretarias municipal e estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e estará localizado na Rua Floripes Rocha, próximo à estação ferroviária do centro de Belford Roxo. A iniciativa visa fortalecer a rede de proteção social e ampliar o acesso da população a serviços essenciais.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

15 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

16 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

22 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

23 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

23 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

23 horas atrás