A construção civil está com vagas de empregos no Rio de Janeiro. Na região coberta pelo Projeto Porto Maravilha, Zona Portuária da capital fluminense, a expectativa é de que 16 mil novos moradores cheguem até 2025, conforme os novos condomínios são inaugurados. Isso se reflete na oferta de oportunidades de emprego para o setor.
Nesta semana, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), divulga vagas para a construção civil direcionadas a pessoas com deficiência. Ajudante de obras (cinco vagas), servente de obras (18 oportunidades, sem exigência de escolaridade) e pedreiro (também com cinco vagas).
Os demais postos de trabalho da semana são destinados a candidatos com ou sem experiência anterior, incluindo estagiários. No total, são 418 vagas para trabalhadores em geral e 403 para pessoas com deficiência, em diversos segmentos profissionais. Há vagas para confeiteiro, terapeuta ocupacional, operador de crédito, torneiro mecânico, auxiliar de limpeza, entre muitas outras oportunidades profissionais.
O secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, disse que pessoas com deficiência (PCDs) têm oportunidades.
“Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 55% do total de PCDs que trabalham estão na informalidade. Queremos levar oportunidades formais a esse segmento social, protegendo os trabalhadores com a CLT e a Previdência Social”, explicou ele.
Esta semana, a SMTE também oferece vagas em processos seletivos para estágios em gastronomia e administração para universitários de distintos períodos. Os candidatos podem se inscrever pela internet, no formulário divulgado pela prefeitura. Importante destacar que não é mais necessário o uso de código para o preenchimento do formulário.
Pessoas sem acesso à internet podem ir em um dos sete postos da Central do Trabalhador, nos seguintes endereços: Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, no CIAD); Campo Grande (Rua Coxilha, s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400, salas 172 e 173); Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58) e Tijuca (Rua Camaragibe, 25). Os postos funcionam das 8h às 16h.
Os candidatos devem levar RG, CPF, PIS e currículo para fazer a inscrição. Pessoas com deficiência têm a opção de enviar o currículo para o e-mail vagaspcd.smte@gmail.com ou comparecer ao CIAD, referência na busca e na oferta de oportunidades de emprego para pessoas com deficiência no município.
A secretaria é responsável pelo banco de empregos no Rio e conta com mais 400 mil currículos com grande diversidade de perfis profissionais. Empresas interessadas nesses perfis devem se cadastrar neste link. Os serviços são gratuitos.
O Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, abriga o maior santuário do mundo…
A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, inicia neste sábado (23), das…
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, desenvolve ações de conscientização ambiental através…
O Billy The Grill está completando 14 anos e festeja trazendo deliciosas novidades na sua…
Por Nelson Lopes Sabe quem pode herdar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília?…
A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, terá um fim de semana dedicado à imunização…