Categorias: CapitalEconomia

Urgência na aprovação da reforma tributária marca debates no 2º dia do Cosud

Por Leo Nogueira

O secretário extraordinário da Reforma Tributária, do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, reafirmou, nesta sexta-feira, a urgência na aprovação da reforma tributária para gerar crescimento no Brasil. A temática foi o mote do segundo dia do 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), na capital fluminense.

“O sistema atual está impedindo o Brasil de crescer e nos fazendo perder competitividade frente ao resto do mundo” afirmou Appy. O encontro contou com a presença de diversos especialistas e os governadores do Rio, Cláudio Castro (PL) , do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), assistiram aos debates.

O secretário ainda afirmou que o atual sistema é burocrático, gera litígios e que as duas propostas de emenda constitucionais (PECs) que tramitam no Congresso Nacional se aproximaram.

“Não se pode discutir a reforma tributária como jogo de soma zero. Esse é o ponto fundamental na discussão da reforma tributária. Ela é distributiva, porque prevê modelo de devolução do imposto para famílias de baixa renda, agora é chamado de cashback. Ela tem um efeito positivo na redução de desigualdades regionais”, disse o secretário.

Para cumprir a urgência na aprovação da Reforma Tributária

As propostas em discussão no legislativo nacional buscam simplificar o sistema, reduzir a carga de impostos e aumentar a arrecadação. Isso é fundamental para cumprir a urgência na aprovação da reforma tributária. Também presente no evento, o fundador do BTG Pactual, André Esteves, afirmou acreditar que esse seja o momento propício para a mudança.

“Reforma tributária é um tema complexo, mas nunca tivemos tanto consenso na sociedade sobre a necessidade dela. É preciso continuar se pautando pela objetividade e pela racionalidade. Se construirmos regras simples e fáceis, podemos garantir um futuro melhor para a sociedade brasileira”, avaliou Esteves.

Também participaram do debate o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Samuel Kinoshita, e o professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças, da FGV, Aloisio Araújo.

Posts Recentes

Eleições 2024: tire suas dúvidas para o pleito deste domingo

Neste domingo (6), o Estado do Rio de Janeiro vivenciará o primeiro turno das eleições…

19 horas atrás

Giro pelos bares e restaurantes – 04/10

Primavera refinada em Búzios Para a primavera, a Chef Victoria Teles, no comando do restaurante…

1 dia atrás

Assembleia Geral da ACRJ aprova relatório financeiro

A Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) aprovou as demonstrações…

2 dias atrás

Via Dutra: PRF reforça efetivo para Festa da Padroeira

Os milhares de fiéis que visitarão o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba,…

2 dias atrás

14º SIMPER apresenta inovações para arquitetos e engenheiros

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Associação de Engenharia de Impermeabilização (AEI) promoverá…

2 dias atrás

Rede municipal de SJB realiza renovação de matrículas

O período de renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 começou nas 38…

2 dias atrás