Categorias: CapitalEconomia

Urgência na aprovação da reforma tributária marca debates no 2º dia do Cosud

Por Leo Nogueira

O secretário extraordinário da Reforma Tributária, do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, reafirmou, nesta sexta-feira, a urgência na aprovação da reforma tributária para gerar crescimento no Brasil. A temática foi o mote do segundo dia do 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), na capital fluminense.

“O sistema atual está impedindo o Brasil de crescer e nos fazendo perder competitividade frente ao resto do mundo” afirmou Appy. O encontro contou com a presença de diversos especialistas e os governadores do Rio, Cláudio Castro (PL) , do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), assistiram aos debates.

O secretário ainda afirmou que o atual sistema é burocrático, gera litígios e que as duas propostas de emenda constitucionais (PECs) que tramitam no Congresso Nacional se aproximaram.

“Não se pode discutir a reforma tributária como jogo de soma zero. Esse é o ponto fundamental na discussão da reforma tributária. Ela é distributiva, porque prevê modelo de devolução do imposto para famílias de baixa renda, agora é chamado de cashback. Ela tem um efeito positivo na redução de desigualdades regionais”, disse o secretário.

Para cumprir a urgência na aprovação da Reforma Tributária

As propostas em discussão no legislativo nacional buscam simplificar o sistema, reduzir a carga de impostos e aumentar a arrecadação. Isso é fundamental para cumprir a urgência na aprovação da reforma tributária. Também presente no evento, o fundador do BTG Pactual, André Esteves, afirmou acreditar que esse seja o momento propício para a mudança.

“Reforma tributária é um tema complexo, mas nunca tivemos tanto consenso na sociedade sobre a necessidade dela. É preciso continuar se pautando pela objetividade e pela racionalidade. Se construirmos regras simples e fáceis, podemos garantir um futuro melhor para a sociedade brasileira”, avaliou Esteves.

Também participaram do debate o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Samuel Kinoshita, e o professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças, da FGV, Aloisio Araújo.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

13 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

13 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

13 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

14 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

14 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás