Serviços

Crea-RJ defende parceria com Aneel para evitar apagões no Rio de Janeiro

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Miguel Fernández, defendeu uma parceria com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para evitar que apagões como o ocorrido recentemente em São Paulo aconteçam no Rio. Ele sugeriu a criação de uma plataforma que monitore, em tempo real, as operações de manutenção do sistema elétrico, proporcionando mais controle e prevenindo falhas de fornecimento. A medida visa garantir a segurança energética e evitar a repetição de eventos que deixaram São Paulo sem energia por mais de sete dias.

O principal objetivo da proposta é criar um sistema capaz de rastrear a manutenção de equipamentos e operações realizadas pelas concessionárias de energia no Estado do Rio de Janeiro. “É fundamental termos um inventário, um acompanhamento do que está acontecendo, qual foi o ano de implantação de determinado equipamento, qual o serviço de manutenção que vem sendo feito periodicamente, qual o melhor período de troca de equipamentos. Informações como essas ajudam o tomador de decisão e para o próprio controle da manutenção. Essa tem sido nossa proposta junto à Aneel”, afirmou Miguel Fernández.

Apesar de o acordo com a Aneel ainda não ter sido formalizado, devido ao fato de o Crea ser um órgão regional e a Aneel uma entidade nacional, o presidente do Crea-RJ já acionou as concessionárias de energia do Estado. Fernández ressaltou a importância de um monitoramento diário das operações e alertou para a possibilidade de o Rio de Janeiro enfrentar um apagão semelhante ao de São Paulo, uma vez que a concessionária responsável pela energia em São Paulo, a Enel, também opera em grande parte dos municípios fluminenses.

Presidente do CREA-RJ ressalta o impacto da engenharia de manutenção na prevenção de apagões

Miguel Fernández enfatizou que a engenharia de manutenção é crucial para evitar grandes apagões, ressaltando que a falta de energia em grandes regiões geralmente está ligada a falhas no planejamento e na execução da manutenção, e não a fatores isolados como queda de árvores. “A primeira coisa que a gente tem que entender é que um sistema elétrico precisa tanto de manutenção preventiva quanto de obras que garantam redundância também para o fornecimento de energia. Então, é esse controle de acompanhamento se a manutenção preventiva está sendo realizada de forma adequada, por empresas que são devidamente registradas e habilitadas, por profissionais com essa devida competência”, disse o presidente do Crea-RJ.

Outro ponto destacado por Fernández foi a necessidade de considerar a vida útil dos equipamentos eletroeletrônicos e o desgaste natural ao longo do tempo. Segundo ele, a substituição de equipamentos desgastados pode ser mais eficaz do que insistir em manutenções que não resolvem o problema.

A proposta de parceria entre o Crea-RJ e a Aneel e a implementação de um sistema de monitoramento são, segundo Miguel Fernández, essenciais para evitar futuros apagões no Estado do Rio e garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Vestibular Cederj 2025.1 com inscrições abertas

O Vestibular Cederj 2025.1 está com inscrições abertas até o dia 24 de novembro. Os…

8 horas atrás

Centro universitário oferece serviço contábil e fiscal gratuitos

Com o objetivo de ajudar tanto pessoas físicas quanto pequenos empresários, o Núcleo de Apoio…

9 horas atrás

Exposição alerta para violência contra mulheres em Campos

O município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, recebe pela segunda vez, com a…

10 horas atrás

Mercado de Seguros em contagem regressiva para o Insummit 24

Idealizado pela Segbox, uma das principais agências do país de inovação digital para o mercado…

10 horas atrás

Piscinão de Ramos recebe manutenção partir desta segunda

A Fundação Rio-Águas inicia nesta segunda-feira (21) serviço de manutenção no Piscinão de Ramos, na…

11 horas atrás

Teatro Municipal Café Pequeno, na capital, estreia peças

Duas estreias aconteceram na semana passada no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, Zona Sul…

12 horas atrás