Formações acontecem em Itaipuaçu e Mumbuca e são voltadas a profissionais que atuarão nas festividades de fim de ano. (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está oferecendo novas turmas do curso de Manipulação de Alimentos, promovido pela Vigilância em Saúde do município, através das equipes da Vigilância Sanitária. As formações acontecem nos dias 11 e 18 de novembro, das 9h às 12h, na sede da Secretaria de Turismo em Itaipuaçu, e no dia 12, das 9h às 12h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Mumbuca. O objetivo é aprimorar as práticas dos profissionais que atuam diretamente na preparação e no manuseio de alimentos em quiosques, bares e restaurantes de Maricá.
A ação, de caráter educativo e preventivo, busca garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos à população, especialmente com a aproximação das festividades de fim de ano. O público-alvo são, principalmente, os profissionais que trabalharão na programação do Natal Brasilidade de Maricá. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.
Para o secretário de Saúde, Marcelo Velho, a capacitação é essencial para fortalecer a segurança dos produtos e alimentos durante o período festivo. “A Vigilância Sanitária desempenha um papel essencial na prevenção de riscos à saúde. Por essa razão, a atualização em Manipulação de Alimentos contribui não apenas para o cumprimento das normas técnicas, mas também para o fortalecimento de uma cultura de segurança alimentar e de boas práticas entre os profissionais de Maricá”, destacou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, reforçou o caráter educativo da iniciativa, que amplia o conhecimento técnico e o cuidado com os alimentos servidos à população. “Nosso objetivo é garantir que os manipuladores estejam atualizados quanto às normas sanitárias e adotem medidas que evitem contaminações e assegurem alimentos saudáveis e seguros. Essa troca de saberes é contínua e essencial para manter a qualidade e a confiança dos consumidores”, explicou.
Já o coordenador de Vigilância Sanitária, William Lima, enfatizou a importância da formação neste período de preparação para os grandes eventos do município. “Essa formação é essencial, impactando não só durante os eventos de fim de ano, mas incentivando que os comerciantes melhorem os serviços oferecidos à população de forma permanente. É um investimento direto na segurança e na qualidade dos serviços oferecidos”, concluiu.
As equipes da Vigilância Sanitária de Maricá atuam diariamente na fiscalização e orientação de estabelecimentos, garantindo que os produtos comercializados estejam em conformidade com os padrões sanitários e contribuindo para a proteção da saúde e do bem-estar da população. O trabalho abrange os quatro distritos da cidade, com ações de licenciamento, monitoramento e atividades educativas voltadas à prevenção de riscos.
Em 2025, o órgão modernizou a emissão de licenças sanitárias, que passaram a ser emitidas em formato digital, proporcionando mais agilidade, transparência e controle nos processos, a partir da abertura de solicitações nos Serviços Integrados Municipal (SIM).
Em caso de dúvidas ou orientações, os interessados podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp (21) 99898-3419 ou pelo e-mail vigilanciasanitaria@marica.rj.gov.br.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A última rodada da Taça Maracanã, primeira fase da Série B2 do Campeonato Carioca, disputada…
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) participa, nos dias 12…
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, instância máxima de deliberação do Instituto do Patrimônio Histórico…
O Consórcio Cristo Sustentável lançou, nesta segunda-feira (10), a campanha social “Natal Solidário 2025”, com…
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (8) a…
A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…