Deputado Brazão (União). Crédito: Otacilio Barbosa/Alerj
O deputado Brazão (União) apresentou esta semana, na Alerj, o projeto de lei que cria o Programa Passe Livre para Atletas de Base. A proposta garante transporte gratuito para jovens registrados em clubes e na Federação de Futebol do Estado (FFERJ). A iniciativa, segundo o parlamentar, responde a uma dura realidade: mais de 60% dos atletas de base abandonam o esporte antes dos 18 anos, muitas vezes por não terem dinheiro para pagar a passagem até o local dos treinos.
O deputado Rodrigo Amorim (União) é o autor do projeto de lei, em tramitação na Alerj, que limita o número máximo de alunos de zero a 5 anos de idade nas instituições de educação infantil, públicas e privadas, no Estado do Rio. A proposta também estabelece as dimensões mínimas das salas por faixa de idade.
A Alerj aprovou o projeto de lei que obriga o agressor de animais domésticos ou silvestres a restituir todas as despesas que estejam diretamente ligadas ao resgate e tratamento desses animais. O autor da proposta é o deputado Chico Machado (SDD). De acordo com o projeto, o agressor deverá, inclusive, ressarcir a administração pública de todos os custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinária prestados para o total tratamento do animal.
Projeto do deputado Bruno Boaretto (PL) autoriza o Governo do Estado a anistiar as multas de natureza ambiental e às atividades pecuárias aplicadas a agricultores familiares ou assentados da Reforma Agrária.
Projeto de lei assinado pelo deputado Átila Nunes (PSD) reconhece a legitimidade do casamento religioso celebrado conforme os ritos próprios das religiões afro-brasileiras, especialmente da Umbanda e do Candomblé.
O deputado Márcio Gualberto (PL) defende que o Mercado São Sebastião, no bairro da Penha, seja reconhecido como de relevante interesse econômico do Estado. Segundo ele, o local é de importância estratégica porque está localizado na Avenida Brasil, com ligações próximas à BR-040, que liga o Rio à Minas Gerais e leva ao Arco Metropolitano. Também está próximo da Baía de Guanabara e do Aeroporto Internacional do Rio.
Os maus resultados do Banco do Brasil têm atiçado os partidos da base aliada. De olho no cargo, o PP, de Arthur Lira, pressiona o Planalto pela demissão da presidente do BB, Tarciana Medeiros. Um dos nomes que circulam no grupo político de Lira é o do ex-presidente da Caixa e da Brasilcap, Nelson de Souza, hoje vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da bandeira de cartões Elo. O PP não está sozinho na fritura de Taciana Medeiros.
Ainda a fritura de Tarciana: há alguns meses, a cadeira da executiva (e funcionária de carreira) é cobiçada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Na tentativa de saciar seu apetite, o governo chegou a oferecer a Alcolumbre cinco vice-presidências do BD, proposta recusada pelo parlamentar. Fora isso, o Planalto vai toureando as investidas para derrubar Tarciana do comando, ainda que os recentes resultados não joguem a seu favor.
Chico Buarque e Seu Jorge recusaram o convite para assinar a criação do samba-enredo da Acadêmicos de Niterói, que vai homenagear o presidente Lula no desfile de carnaval de 2026. Será a estreia da escola no Grupo Especial. Chico, amigo de Lula, foi procurado por Arlindinho Cruz, enquanto Seu Jorge também foi sondado para a tarefa. Os dois justificaram a recusa com o argumento de que é importante manter a autoria do samba-enredo nas mãos dos compositores da própria comunidade. Ou seja: nada contra Lula, muito pelo contrário. Mais: Janja deverá ser atração em um carro alegórico.
Fechado há oito anos por conta de uma disputa societária, o Hotel Ipanema Plaza, na Zona Sul do Rio, vai reabrir dedicado a receber o público LGBTQIA+. O projeto é da rede de hotéis de luxo Trust Hospitality. A Prefeitura vai revogar decreto declarando o hotel de interesse público. Será a primeira marca de hotéis de luxo gay do mundo. A rede foi criada pela comunidade gay para a comunidade gay.
O impacto causado pelos maus resultados do segundo trimestre deixou uma certeza no empresário Guilherme Paulus, principal acionista da CVC: a agência de viagens precisa dar um choque de expectativa no mercado de forma a recuperar a confiança dos investidores. Entre as medidas em discussão estão o alongamento do passivo de forma a reduzir a pressão sobre cursos financeiros, calcanhar de Aquiles da companhia. Na área operacional, a CVC deverá intensificar alianças estratégicas internacionais.
O plano do vice Geraldo Alckmin é concorrer de novo como vice de Lula em 2026. Contudo, seus aliados acham que ele sairá fortalecido do tarifaço de Trump contra o Brasil e poderá enfrentar mesmo Tarcísio de Freitas em busca de sua reeleição no governo paulista. Alckmin já governou São Paulo por quatro mandatos, conseguiu se aproximar do setor produtivo agora na guerra do tarifaço, mas já sabe que o PT vê com desconfiança seu embarque na gestão petista depois de décadas de oposição ao PT.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.
Dez animais ficaram feridos em um incêndio em uma área de pastagem em Natividade, no…
O Caminhão CAIXA está em Itatiaia, às margens do rio Paraíba do Sul, para reforçar…
Dez estudantes do Senac RJ foram selecionados para representar o Estado na próxima edição das…
Um dos jogos eletrônicos mais populares do mundo acaba de ganhar uma adaptação com identidade…
O espetáculo “Optchá!” chega ao interior do Rio de Janeiro com a proposta de unir…
A jornalista Valéria Vianna lança seu segundo livro, Contos Quase Católicos, neste sábado (30), no…