Capital Político

Deputado Rodrigo Amorim vai ser candidato ao Governo do Estado

A caminhada do prefeito Eduardo Paes em direção ao Palácio Guanabara não vai ser tão fácil como ele imaginava. O deputado bolsonarista Rodrigo Amorim (União), líder do Governo Cláudio Castro na Alerj e presidente da CCJ, deve ser candidato a governador nas eleições do ano que vem pela coligação formada pelo União Brasil com o PL. O próprio Amorim confirmou a esta coluna a articulação. Ele foi candidato a vice-prefeito do Rio na chapa de Flávio Bolsonro nas eleições de 2016, em 2018 foi o deputado estadual mais votado do Rio de Janeiro, com mais de 140 mil votos.


Presidente da Alerj vai para o TCE

O vice-líder do Governo Cláudio Castro, o deputado Dionísio Lins (PP), confirma as articulações para a candidatura de Rodrigo Amorim ao Governo do Estado. Segundo ele, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, desistiu de sua candidatura ao governo e vai ocupar uma vaga no TCE. Já o governador Cláudio Castro não vai mais renunciar ao cargo para tentar ser senador. Ele vai cumprir seu mandato até o final, afirma Dionísio Lins.


Eike quer ser deputado federal

Este não é o primeiro momento em que Eike Batista considera ingressar na política. Em 2018, ele até expressou publicamente seu desejo de se candidatar ao Senado. Realizou uma tentativa inicial, mas posteriormente recuou ao perceber que não possuía a força necessária para prosseguir. Naquela época, a Operação Lava Jato ainda impactava significativamente sua vida, ele chegou a ser preso no ano seguinte. Contudo, esse período de problemas legais ficou para trás. Atualmente, as condições parecem favoráveis para que Eike busque uma posição no Congresso. Eike já está pensando em um mote para usar.  Uma ideia de slogan para sua campanha poderia ser algo bem simples e direto: “Marque um ‘X’ em Eike Batista”.


Efeitos da música na saúde mental

A Alerj analisa o projeto de lei que institui a Política Estadual de Conscientização sobre os Efeitos da Música na Saúde Mental e Física da População. O autor da proposta, o deputado Arthur Monteiro (União), defende que o objetivo é educar principalmente jovens e adolescentes sobre a influência da música na ansiedade, no equilíbrio emocional, no funcionamento do cérebro e no bem-estar geral.


IA nas escolas

O deputado Vitor Junior (PDT) apresentou na Alerj um projeto de lei que propõe o uso da Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de apoio pedagógico a alunos com deficiência e neurodivergentes nas redes pública e privada de ensino. O parlamentar destaca que o objetivo é promover um atendimento educacional mais inclusivo, acolhedor e eficaz, utilizando a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem.


LIBRAS no ensino médio

O deputado Douglas Gomes(PL) defende a inclusão da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como componente curricular do Ensino Médio, nas instituições públicas e privadas de ensino do Estado do Rio de Janeiro. O parlamentar alega que a medida vai facilitar a inclusão linguística e social de pessoas surdas no ambiente escolar.


Rio de todas as fés

O depurado Átila Nunes (PSD) é o autor do projeto de lei, em tramitação na Alerj, que cria o Programa de Integração – “Rio de Todas as Fés”, com a finalidade de promover a diversidade religiosa, prevenir e combater a intolerância e assegurar o acolhimento e a proteção integral às vítimas de discriminação religiosa.


Lula paga mico

“Sou oito meses mais velho do que você. Então, vamos nos tratar por você, sem liturgia. E comecei a falar o que tinha que falar. Não pintou uma química, pintou uma indústria petroquímica!”, de Lula, contando parte de sua conversa com Trump por telefone.


Que vergonha

Seis dias após a anunciada entrega do Nobel da Paz, Lula se coloca em uma situação constrangedora ao ignorar a vencedora Maria Corina Machado, reconhecida por sua corajosa defesa da democracia e sua luta contra o tirano que mantém seu domínio na Venezuela através de corrupção, fraudes e supostas ligações com o narcotráfico. Enquanto governos aproveitam a premiação do Nobel da Paz para se aliar aos que lutam pela justiça, Lula escolhe desmerecer Corina, a quem aconselhou a “parar de chorar”, ao mesmo tempo em que bajula seu amigo ditador Nicolás Maduro. Lula tem minimizado as ações de regimes autoritários, como a Rússia de Putin, e ditaduras como a do Irã dos aiatolás, Cuba e Coreia do Norte.


Vamos cobrar

Durante o 16º Congresso Nacional do PCdoB, que ocorreu em Brasília, o presidente Lula solicitou ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, o início do procedimento de cassação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Desde março deste ano, Eduardo Bolsonaro está asilado politicamente nos Estados Unidos. Após afirmar ser alvo de “perseguição política”, ele tem discutido ações com o governo dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. “No Congresso, você tem que ser muito bravo com a extrema direita e não pode ficar fazendo provocação todo dia. O companheiro Motta tem que cassar Eduardo Bolsonaro. Não é possível”, discursou Lula.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

Posts Recentes

Workshop do Secovi Rio aborda impermeabilização em condomínios

No próximo dia 31, o Secovi Rio realiza o workshop “A Importância Vital da Impermeabilização:…

6 horas atrás

Semana do Saco Cheio impulsiona turismo em Cabo Frio

O encerramento da Semana do Saco Cheio, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, elevou…

7 horas atrás

Moradores de Paracambi contam com novo Centro de Fisioterapia

A Prefeitura de Paracambi inaugurou, na última sexta-feira (18), o novo Centro de Fisioterapia do…

9 horas atrás

Hospital da Criança avança nas obras em Volta Redonda

As obras do futuro Hospital da Criança, no bairro Retiro, em Volta Redonda, cidade do…

10 horas atrás

Feira Limpa Nome movimenta economia em Bom Jesus do Itabapoana

A Feira Limpa Nome está movimentando a economia de Bom Jesus do Itabapoana, no Norte…

10 horas atrás

UFRJ realiza 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza até 15 de novembro, a 22ª…

11 horas atrás