Obras visam segurança da população e melhoria no escoamento das águas. (Foto: Paulo Dimas)
A cidade de Barra Mansa, no Sul Fluminense, segue recebendo as ações do Programa Limpa Rio Máquinas, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Atualmente, os trabalhos estão concentrados no Rio Barra Mansa, com foco no desassoreamento e na recomposição das margens ao longo de um trecho de aproximadamente seis quilômetros. As máquinas atuam desde a região próxima ao Fórum, passando pelos bairros Boa Sorte, Piteiras, Nova Esperança e Santa Clara.
O objetivo principal da intervenção é aumentar a capacidade de escoamento do rio, minimizar riscos de enchentes durante o período chuvoso e recuperar áreas que sofrem com processos de erosão. A escolha do período mais seco do ano para a realização do serviço permite maior eficiência nas obras e prepara o leito do rio para suportar o aumento do volume de água nos meses seguintes.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, os benefícios são diretos para a população. “O desassoreamento e a recomposição das margens são essenciais para evitar erosões que, em alguns casos, podem até comprometer edificações próximas. Além disso, ao retirar o excesso de sedimentos, o rio ganha mais capacidade de escoamento, reduzindo os riscos de inundações”, explicou o secretário.
O prefeito Luiz Furlani também destacou a importância do apoio estadual para a continuidade do projeto. “É um serviço importantíssimo, que vai trazer mais segurança para a nossa população. Mais uma vez, minha gratidão ao governador Cláudio Castro; ao secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; ao subsecretário estadual de Relações Institucionais, Rodrigo Drable, e a toda a equipe do Governo do Estado por tudo o que tem acontecido em Barra Mansa”, afirmou.
Esta é a terceira etapa do Programa Limpa Rio Máquinas no município em 2025. As duas primeiras intervenções aconteceram nos rios Bocaina e Bananal, também com ações voltadas ao desassoreamento e à recuperação de margens afetadas pela erosão. A continuidade dos trabalhos reforça o compromisso com a prevenção de desastres naturais e a promoção de um ambiente urbano mais seguro e sustentável.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Associação Brasileira dos Advogados, através da presidente da Comissão Previdenciária Estadual, a advogada Juliana…
O Rio celebra o Mondial de La Bière, no Pier Mauá, até 14 de setembro,…
Com aumento da área produtiva, o Rio de Janeiro registrou crescimento de 2,2% na produção…
No dia 23 de setembro, micro e pequenas empresas (MPEs) do Rio de Janeiro que…
Nesta semana, nos dias 11 e 12 de setembro, Armação dos Búzios, na Região dos…
Por Nelson Lopes O voto do ministro Luiz Fux, que absolveu Bolsonaro no julgamento pela…