Sul Fluminense

Desassoreamento do Rio Barra Mansa avança

A cidade de Barra Mansa, no Sul Fluminense, segue recebendo as ações do Programa Limpa Rio Máquinas, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Atualmente, os trabalhos estão concentrados no Rio Barra Mansa, com foco no desassoreamento e na recomposição das margens ao longo de um trecho de aproximadamente seis quilômetros. As máquinas atuam desde a região próxima ao Fórum, passando pelos bairros Boa Sorte, Piteiras, Nova Esperança e Santa Clara.

O objetivo principal da intervenção é aumentar a capacidade de escoamento do rio, minimizar riscos de enchentes durante o período chuvoso e recuperar áreas que sofrem com processos de erosão. A escolha do período mais seco do ano para a realização do serviço permite maior eficiência nas obras e prepara o leito do rio para suportar o aumento do volume de água nos meses seguintes.

Desassoreamento traz benefícios diretos para a população

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, os benefícios são diretos para a população. “O desassoreamento e a recomposição das margens são essenciais para evitar erosões que, em alguns casos, podem até comprometer edificações próximas. Além disso, ao retirar o excesso de sedimentos, o rio ganha mais capacidade de escoamento, reduzindo os riscos de inundações”, explicou o secretário.

O prefeito Luiz Furlani também destacou a importância do apoio estadual para a continuidade do projeto. “É um serviço importantíssimo, que vai trazer mais segurança para a nossa população. Mais uma vez, minha gratidão ao governador Cláudio Castro; ao secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; ao subsecretário estadual de Relações Institucionais, Rodrigo Drable, e a toda a equipe do Governo do Estado por tudo o que tem acontecido em Barra Mansa”, afirmou.

Esta é a terceira etapa do Programa Limpa Rio Máquinas no município em 2025. As duas primeiras intervenções aconteceram nos rios Bocaina e Bananal, também com ações voltadas ao desassoreamento e à recuperação de margens afetadas pela erosão. A continuidade dos trabalhos reforça o compromisso com a prevenção de desastres naturais e a promoção de um ambiente urbano mais seguro e sustentável.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Réveillon especial no Flor da Lagoa

O Restaurante Flor da Lagoa, localizado na Pousada Algodão da Praia, na Praia dos Amores,…

3 dias atrás

Campos dos Goytacazes anuncia criação do 46º BPM

O prefeito de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Wladimir Garotinho, anunciou nas redes sociais,…

3 dias atrás

Natal Solidário incentiva leitura e acolhimento na Zona Norte do Rio

O Teatro na Zona Norte realiza neste sábado (13), a partir das 10h, o Natal…

3 dias atrás

Rio ultrapassa 2 milhões de turistas internacionais em 2025

O Rio de Janeiro alcançou um marco histórico para o turismo. Entre janeiro e novembro…

3 dias atrás

Vossa excelência, a baixaria!

Por Nelson Lopes Foi "tiro, porrada e bomba", como se diz no popular, o processo…

3 dias atrás

CREA-RJ alerta para risco de queda em ponte de Niterói

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) alertou para o…

3 dias atrás