Especialistas e autoridades discutiram soluções para impulsionar o desenvolvimento portuário e fortalecer a economia azul. (Foto: Divulgação)
Nesta terça-feira (25), a sede da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) reuniu alguns dos principais atores do setor portuário do Rio de Janeiro para a Segunda Reunião Setorial de Portos e Terminais. O evento teve como objetivo alinhar melhorias nos acessos aos portos e terminais do Estado, além de discutir a eficiência energética no setor.
A iniciativa contou com a presença de especialistas, autoridades e representantes de diversas instituições e empresas, incluindo Codin, Wilson Sons, Sindicarga, Rio Comex, Porto Sudeste, PortosRio e Sindopita. Durante o encontro, foram compartilhadas perspectivas e soluções para o desenvolvimento do setor de forma equilibrada e alinhada às vocações naturais do Rio de Janeiro.
A reunião foi conduzida pelo Subsecretário Técnico de Energia e Economia do Mar, Sergio Chaves, que destacou a importância de temas como a descarbonização do setor e a infraestrutura de acesso aos portos para aumentar o volume de cargas. Segundo ele, a melhoria das vias rodoviárias e ferroviárias que levam aos portos é essencial para otimizar a eficiência logística, especialmente na região de Itaguaí.
O setor portuário brasileiro tem um papel estratégico na economia do país, sendo responsável por aproximadamente 95% do comércio exterior nacional, além de movimentar, em média, R$293 bilhões anualmente, o que representa 14,2% do PIB brasileiro.
Os debates sobre infraestrutura, inovação e sustentabilidade continuarão ao longo do ano, consolidando o Rio de Janeiro como referência nacional no setor portuário. “Foi uma reunião muito proveitosa aqui na Seenemar, desta vez com um foco mais executivo. Aproveitamos a ocasião para anunciar também dois novos eventos previstos: No dia 2 de abril, no Shopping São Gonçalo, vamos realizar o Fórum das Bacias e Baías Fluminenses, e no dia 10 de abril, na Barra da Tijuca, o Seminário de Práticas Sustentáveis da Seenemar”, concluiu o Superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares, João Leal.
A expectativa é que novos encontros fortaleçam a economia azul e impulsionem a modernização da infraestrutura portuária no Estado do Rio de Janeiro.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de Piraí, no Sul Fluminense, anunciou a criação da Secretaria Municipal de Turismo,…
A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Habitação, abriu um novo período…
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (2), em Mesquita, cidade da…
A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, inaugurou duas praças para bebês no bairro do…
A Secretaria de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, ressalta os procedimentos que envolvem o…
*Por Professor Hélvio Costa O tempo é justo Quanto tempo ainda temos? Na verdade, nem…