Jovens do Rio de Janeiro enfrentam uma intensa rotina de treinamentos para participar das Competições Senac 2025. (Foto: Divulgação)
Dez estudantes do Senac RJ foram selecionados para representar o Estado na próxima edição das Competições Senac, que acontecem de 16 a 21 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Esta será a maior delegação fluminense já inscrita no desafio nacional, que reúne os melhores alunos da educação profissional do país.
Os medalhistas de ouro da etapa nacional irão integrar o Time Brasil, que disputará a 48ª edição da WorldSkills, marcada para 2026, na China. O torneio internacional é considerado o maior do mundo em educação profissional, reunindo 67 países e mais de 1,6 mil competidores.
Criadas em 2016, as Competições Senac simulam situações reais de exercício profissional e testam a excelência de jovens que atuarão no setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O evento reúne estudantes de 23 estados e do Distrito Federal em três dias de provas. O Senac RJ participa desde 2018 e já garantiu medalhas em todas as edições. Em 2023, a instituição se destacou ao levar duas representantes para a WorldSkills. Uma delas, Bruna Pimentel, conquistou a medalha de ouro na categoria Cabeleireiro.
Neste ano, os competidores fluminenses são: Maria Eduarda Souza (Cabeleireiro), Sophia Oliveira (Confeitaria), Ana Carolina Detrano (Recepção de Hotel), Nathália de Lima (Cuidados de Saúde e Apoio Social), Giovana Castilho (Cozinha), Anna Maria Del Huerto (Estética e Bem-Estar), Matheus Ribeiro (Florista), Saul Lima Coelho (Serviço de Restaurante), Gabriel Christino (Desenvolvimento de Sistemas) e Pedro Henrick Gomes (Aplicações web e mobile).
Todos os representantes passaram por seletivas regionais e hoje seguem uma rotina intensa de treinamentos, com acompanhamento de profissionais de referência em suas áreas.
O Senac RJ criou o programa Circuito Competições para garantir que a experiência vá além dos resultados nas provas. A iniciativa busca disseminar práticas aprendidas durante o treinamento e as disputas, permitindo que ex-competidores atuem como instrutores, avaliadores e multiplicadores de conhecimento.
Com isso, o aprendizado adquirido nas Competições Senac é incorporado de forma permanente ao trabalho da instituição, gerando inovação, aprimoramento técnico e inspiração para novos alunos e profissionais.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Dez animais ficaram feridos em um incêndio em uma área de pastagem em Natividade, no…
O Caminhão CAIXA está em Itatiaia, às margens do rio Paraíba do Sul, para reforçar…
Um dos jogos eletrônicos mais populares do mundo acaba de ganhar uma adaptação com identidade…
O espetáculo “Optchá!” chega ao interior do Rio de Janeiro com a proposta de unir…
O deputado Brazão (União) apresentou esta semana, na Alerj, o projeto de lei que cria o Programa Passe Livre para Atletas…
A jornalista Valéria Vianna lança seu segundo livro, Contos Quase Católicos, neste sábado (30), no…