Categorias: Economia

Dia das Mães no Rio terá almoços para reunir as famílias, mostra pesquisa Asserj

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) realizou sondagem em quatro supermercados da capital fluminense que mostra que o fim do estado de emergência da Covid-19 vai proporcionar um Dia das Mães com mais pessoas reunidas, a maioria para um almoço especial na casa de familiares. De acordo com o levantamento, 76% dos entrevistados pretendem se reunir com a família, percentual acima do observado em 2021 (62%).

Ainda de acordo com a pesquisa, para 56% dos entrevistados o processo avançado do esquema vacinal permitirá um número maior de convidados na reunião familiar. Os participantes do levantamento mostram ainda que para 60% dos consumidores fluminenses a comemoração será em casa. Do total, 92% farão um almoço ou jantar, sendo que metade deles (55%) já fizeram suas compras.

Realizada no último dia de abril, a sondagem indica que as compras antecipadas estão relacionadas à alta dos preços e à busca por melhores ofertas. O ticket médio deve ser de R$ 370 com as compras especiais. Para 70% dos entrevistados, a conta que será dividida entre os familiares.

“A sondagem mostra que, apesar da inflação, o consumidor está mais propenso a retomar as comemorações, mesmo que precise fazer um esforço, dividindo a conta entre os familiares. Foram dois anos de afastamento, famílias que deixaram de se encontrar em uma data carregada de simbolismo. A vida começa a voltar ao normal, e, certamente, este ano o Dia das Mães terá um sabor especial”, comentou o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

As estrelas do Dia das Mães

Apesar do consumo de carne bovina ter caído nos últimos três anos, neste Dia das Mães ela será o prato principal para aproximadamente 43% dos entrevistados. Refrigerante (40%) e cerveja (38%) foram as principais escolhas entre as bebidas. A relação levanta a possibilidade de uma tendência a celebrar o Dia das Mães com um tradicional churrasco em família.

Em relação ao presente para a mãe, mais de um terço (36%) dos consumidores fluminenses comprarão flores. Quase metade destes (45%) pensa em supermercados para esta compra, o que configura mais uma oportunidade para o setor na data festiva. Apenas 10% dos consumidores que vão se reunir em casa para celebrar o Dia das Mães não farão compras especiais, utilizando os produtos já disponíveis na despensa.

“O Dia das Mães continua sendo uma data importante para a população fluminense e para o setor de supermercados, com novas oportunidades a serem exploradas. Para as famílias, será uma oportunidade de consumo de itens que diminuíram no dia a dia, como a carne bovina. Com mais festas e mais convidados, o churrasco parece ser uma boa opção para a data”, concluiu Fábio Queiróz.

Posts Recentes

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

5 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

5 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

5 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

1 dia atrás