Categorias: Economia

Dia das Mães no Rio terá almoços para reunir as famílias, mostra pesquisa Asserj

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) realizou sondagem em quatro supermercados da capital fluminense que mostra que o fim do estado de emergência da Covid-19 vai proporcionar um Dia das Mães com mais pessoas reunidas, a maioria para um almoço especial na casa de familiares. De acordo com o levantamento, 76% dos entrevistados pretendem se reunir com a família, percentual acima do observado em 2021 (62%).

Ainda de acordo com a pesquisa, para 56% dos entrevistados o processo avançado do esquema vacinal permitirá um número maior de convidados na reunião familiar. Os participantes do levantamento mostram ainda que para 60% dos consumidores fluminenses a comemoração será em casa. Do total, 92% farão um almoço ou jantar, sendo que metade deles (55%) já fizeram suas compras.

Realizada no último dia de abril, a sondagem indica que as compras antecipadas estão relacionadas à alta dos preços e à busca por melhores ofertas. O ticket médio deve ser de R$ 370 com as compras especiais. Para 70% dos entrevistados, a conta que será dividida entre os familiares.

“A sondagem mostra que, apesar da inflação, o consumidor está mais propenso a retomar as comemorações, mesmo que precise fazer um esforço, dividindo a conta entre os familiares. Foram dois anos de afastamento, famílias que deixaram de se encontrar em uma data carregada de simbolismo. A vida começa a voltar ao normal, e, certamente, este ano o Dia das Mães terá um sabor especial”, comentou o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

As estrelas do Dia das Mães

Apesar do consumo de carne bovina ter caído nos últimos três anos, neste Dia das Mães ela será o prato principal para aproximadamente 43% dos entrevistados. Refrigerante (40%) e cerveja (38%) foram as principais escolhas entre as bebidas. A relação levanta a possibilidade de uma tendência a celebrar o Dia das Mães com um tradicional churrasco em família.

Em relação ao presente para a mãe, mais de um terço (36%) dos consumidores fluminenses comprarão flores. Quase metade destes (45%) pensa em supermercados para esta compra, o que configura mais uma oportunidade para o setor na data festiva. Apenas 10% dos consumidores que vão se reunir em casa para celebrar o Dia das Mães não farão compras especiais, utilizando os produtos já disponíveis na despensa.

“O Dia das Mães continua sendo uma data importante para a população fluminense e para o setor de supermercados, com novas oportunidades a serem exploradas. Para as famílias, será uma oportunidade de consumo de itens que diminuíram no dia a dia, como a carne bovina. Com mais festas e mais convidados, o churrasco parece ser uma boa opção para a data”, concluiu Fábio Queiróz.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

10 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

10 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

10 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

12 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

12 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

12 horas atrás