Categorias: Opinião

Dia do Profissional de Educação Física

*Por Marcello Barbosa

O Dia do Profissional de Educação Física é uma data importante que reconhece o papel fundamental que esses profissionais desempenham na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida por meio da atividade física e do exercício. Celebrado no dia 1º de setembro no Brasil, essa data destaca a importância do trabalho dos professores em diversas áreas, como esportes, condicionamento físico, reabilitação, lazer, educação e área social.

E o papel do professor de Educação Física vai muito além do ensino de habilidades esportivas ou de condicionamento físico. Ele é um agente de transformação social, modelo de comportamento e uma fonte de inspiração para seus alunos e para a comunidade.

Infelizmente ainda pouco valorizada, a profissão tem deixado de assumir seu merecido protagonismo nas pautas de políticas públicas para o desenvolvimento da nossa sociedade, o que demonstra uma percepção rasa dos Governos sobre o potencial que temos de transformar pessoas e territórios, de superar desafios, de atuar na prevenção e comportamentos de risco, de promover a esperança e a resiliência e de inspirar futuras gerações.

Orgulho de ser Profissional de Educação Física

Mas embora ainda tenhamos um longo caminho pela frente, precisamos celebrar e divulgar essa data que tanto nos orgulha, pela sua representatividade e relevância, conscientizando e reforçando nossas competências em todas as nossas intervenções.

Sentir orgulho de ser professor de Educação Física é uma emoção valiosa e significativa. Os professores dessa área desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, no desenvolvimento pessoal e na transformação social.

E se me permitem um recado aos meus colegas de profissão, reforço que, como professor de Educação Física, você tem a oportunidade de impactar positivamente a vida de seus alunos, promovendo hábitos saudáveis, autoconfiança e bem-estar. Você está ajudando a construir um futuro mais saudável e feliz para as pessoas.

Como um modelo a seguir, você está demonstrando aos seus alunos os benefícios de um estilo de vida ativo e saudável. Sua dedicação e paixão pelo que faz podem inspirar outros a adotar escolhas mais saudáveis em suas vidas.

Você não apenas ensina esportes, mas também contribui muito no desenvolvimento cognitivo, social e emocional de seus alunos. E isso é uma responsabilidade valiosa e gratificante.

Como professor de Educação Física, você promove igualdade e diversidade, ao criar ambientes inclusivos onde todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, limitações físicas ou condições socioeconômicas possam participar e se sentir valorizadas.

Como professor de Educação Física, você está deixando um legado duradouro. As lições que você ensina, os valores que promove e o impacto que causa nas vidas das pessoas continuarão a reverberar ao longo do tempo.

Parabéns pelo seu dia, professor!


Marcello Barbosa, profissional de Educação Física, é Subsecretário Municipal de Esportes do Rio

Posts Recentes

Gastronomia sem fronteiras agita São Conrado

Nos dias 2 e 3; 9 e 10 de agosto, o Gastronomia Sem Fronteiras (GSF)…

6 horas atrás

Lindbergh aciona STF por Moraes

Por Nelson Lopes O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada do PT na Câmara…

10 horas atrás

Pessoas em situação de rua participam de passeio cultural em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu na…

10 horas atrás

Programação cultural gratuita no Centro de Memória da Costa Verde

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado em Itaguaí,…

11 horas atrás

Auditoria do Rioprevidência identifica R$ 86 milhões pagos a segurados já falecidos

Uma auditoria do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência)…

18 horas atrás

Tetracampeão Zinho visita o Museu da Suderj

O ex-jogador Zinho, tetracampeão pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 94, nos Estados…

18 horas atrás