Iniciativas reduzem emissão de carbono e estimulam mobilidade alternativa. (Foto: Bianca Chaboudet/G1)
Em Maricá, no Leste Fluminense, o Dia Mundial Sem Carro, celebrado na última segunda-feira (22), foi marcado por ações voltadas à mobilidade sustentável, como o sistema de bicicletas compartilhadas e a tarifa zero nos ônibus municipais.
A data tem como objetivo conscientizar a população sobre o impacto do uso excessivo de veículos movidos a combustíveis fósseis. Segundo o Instituto Ethos, um carro emite em média 16 toneladas de gás carbônico por ano, um dos principais causadores do efeito estufa.
Para marcar a ocasião, o município ampliou o tempo de utilização das bicicletas compartilhadas, permitindo o uso por até duas horas consecutivas — tempo normalmente liberado apenas em fins de semana e feriados. Nos dias úteis, a regra habitual limita a uma hora de uso, com possibilidade de retirada de outra bicicleta após 15 minutos.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte (EPT), cerca de 6% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte. O aplicativo registra diariamente mais de 900 usuários e a cidade conta atualmente com 83 km de ciclovias distribuídas pelos quatro distritos. Desde o início do programa, em 2021, o uso das bikes já evitou a emissão de 404 toneladas de carbono.
Além das bicicletas, o sistema de ônibus municipais com tarifa zero é outro destaque da cidade. Aproximadamente 130 mil passageiros utilizam diariamente o transporte público gratuito, contribuindo para a diminuição do número de automóveis em circulação.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…
Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…
*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…
A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…
Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…