A capital fluminense sedia a partir desta quinta-feira (14) o festival Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza. A entrada é gratuita e prossegue até sábado (16), na Praça Mauá, sempre a partir das 17h.
O evento conta com 30 atrações e integra a programação do G20. Através dele, cultura e música vão promover engajamento e discussão sobre a principal marca da presidência brasileira do G20, que é a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A programação completa para os três dias inclui apresentações de Seu Jorge, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, Maria Rita, Maria Gadú, Rachel Reis, Larissa Luz, Aguidavi do Jêje, Mateus Aleluia, Ilessi, Rita Benneditto, Afrocidade, Romero Ferro, Roberto Mendes, Mariene de Castro, Marcelle Motta, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá, Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê, Jaloo e Lukinhas.
Cultura e entretenimento pelo engajamento social
Um dos objetivos do festival é mobilizar a sociedade em torno da erradicação da pobreza, combate à fome e à desigualdade social. O evento está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Aliança visa mobilizar recursos e coordenar ações entre países, organizações internacionais e a sociedade civil para alcançar metas ambiciosas de redução da fome e da pobreza.
Em cada dia de evento terá uma noite temática. Nesta quinta-feira (14), a ancestralidade e a herança africana são os fios condutores da noite “Muito Obrigado Axé”. A inspiração é o histórico do local do evento: a região da Pequena África. O espaço marcou o desembarque de africanos escravizados no Brasil e hoje reúne pontos que reverenciam o legado da cultura negra. A direção musical é assinada por Kainã do Jêje e Marcelo Galter (Aguidavi do Jêje).
A segunda noite, no feriado de 15 de novembro, é “O show tem que continuar”. Uma inédita orquestra de samba vai celebrar o ritmo tipicamente brasileiro, o povo, a arte, o movimento e a rua. A direção musical é de Pretinho da Serrinha.
Já a a terceira e última noite, no sábado (16) recebeu o nome de “Pro dia nascer feliz”. Ela vai reunir múltiplas sonoridades e vertentes musicais. O objetivo é celebrar a diversidade e a esperança em um futuro com justiça social. A direção musical é de Marcus Preto e Mateus Simões (Nova Orquestra).
Quinta-feira (14)
Abertura: Baile Black Bom
Shows: Afrocidade, Aguidavi do Jêje, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Ilessi, Larissa Luz, Mateus Aleluia, Rachel Reis, Rita Benneditto, Roberto Mendes, Seu Jorge
Encerramento: Baile Black Bom
Sexta-feira (15)
Abertura: Baile Black Bom
Shows: Marcelle Mota, Maria Rita, Mariene de Castro, Pretinho da Serrinha, Roberta Sá, Teresa Cristina, Zeca Pagodinho
Encerramento: Baile Black Bom
Sábado (16)
Abertura: Baile Black Bom
Shows: Alceu Valença Fafá de Belém, Jaloo, Jota.Pê, Jovem Dionísio, Kleber Lucas, Lukinhas, Maria Gadú, Ney Matogrosso, Romero Ferro, Tássia Reis
Encerramento: Baile Black Bom
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Museu de Arte Moderna de Resende, no Sul Fluminense, inicia nesta quinta-feira (14) a…
A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, no Norte Fluminense, avança…
Em uma iniciativa que busca transformar Nilópolis, na Baixada Fluminense, em uma cidade modelo de…
O Porto do Açu, considerado o maior complexo porto-indústria privado da América Latina, abriu inscrições…
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Ziraldo discutem a recuperação…
O Dia Nacional do Samba terá três dias de comemoração. A Cidade do Samba, na…