Em comemoração ao mês do Outubro Rosa, em alusão à campanha de combate ao câncer de mama, a Câmara Municipal de Duque de Caxias (CMDC), na Baixada Fluminense, realizou uma ação social tendo em vista a conscientização e prevenção aos cânceres de mama e colo do útero. Além disso, outros serviços foram oferecidos.
O objetivo do evento se concentrou em estreitar os laços entre o Legislativo e a sociedade civil, através da prevenção. O presidente da Câmara, vereador Celso do Alba (MDB), destacou que o legislativo municipal não podia deixar de proporcionar um evento de conscientização como este.
“É muito importante fornecer a todos este momento, onde as pessoas podem fazer encaminhamentos para exames, se vacinar e cuidar da saúde”, informou.
O evento foi promovido na entrada principal da sede da Câmara da cidade e tendas foram montadas para oferecer os mais variados serviços. A Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias) levou as suas equipes, através dos alunos e professores, para fornecer os serviços de corte de cabelo masculino e feminino, barba, penteados, maquiagem e serviços de esmaltaria.
Esses fizeram parte do pacote da beleza, liderados pela coordenadora do Polo da Beleza, Claise Maria. “O Polo da Beleza trabalha com integração e parceria, por isso, agradecemos muito a oportunidade que nos foi dada pela Câmara” disse ela.
A Diretora de Educação da Fundec, Alcineia Oliveira, destacou que o ganho é importante para a população. “Para nós é muito importante participar deste evento, pois trazemos os nossos alunos para que eles ponham em prática todo aprendizado”, disse ela.
Além das ações voltadas à beleza, a área da saúde do município esteve presente, através de técnicos e alunos do Curso Técnico de Enfermagem Municipal da Fundec. Através deles, foi possível a realização de importantes encaminhamentos para exames de mamografia. Além disso, os presentes também contaram com aferição de pressão, glicose e vacinação.
Imunizantes bivalentes da Covid-19 e da gripe foram disponibilizados para o público regularizar o cronograma de vacinação. A enfermeira Carla Lira aproveitou o ensejo e fez um alerta para as pessoas não deixarem de se vacinar.
“As pessoas estão deixando de procurar a vacinação e isto me entristece como profissional da saúde. Uma pessoa não vacinada pode transmitir o vírus para mais dez pessoas. As vacinas não podem ser esquecidas, pois elas protegem e salvam vidas”, comentou ela.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…