A indústria extrativa fluminense, que apresentou desempenho positivo em 2023, espera se manter como motor da economia do estado do Rio em 2024. A extração de recursos naturais como petróleo, gás natural, minérios e carvão mineral deve impulsionar diversos setores da economia, desde a construção civil até a produção de energia.
“O sucesso contínuo da indústria extrativa no estado do Rio de Janeiro reflete não apenas a riqueza de seus recursos naturais, mas também o compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis”, comenta Gladstone Santos, presidente interino da Rio Indústria.
Dados do IBGE para 2023 demonstram o desempenho positivo do setor no estado. A produção industrial fluminense superou a média nacional, com destaque para o crescimento de 8,5% no setor de óleo e derivados de petróleo, incluindo a indústria extrativa, e de 11,2% na produção de derivados de petróleo. A cadeia da construção civil também apresentou um crescimento significativo de 16,1%, segundo o IBGE.
Na avaliação da Rio Indústria, os fatores que impulsionam o crescimento passam pelas políticas de incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura, com a construção de novas refinarias e terminais de petróleo nos últimos anos. A abundância de recursos naturais, como as reservas de petróleo e gás natural e a expansão do mercado internacional também contribuem para o desempenho do setor da indústria extrativa.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…