Economia

Reunião da Seenemar potencializa economia do mar fluminense

A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) realizou, nesta terça-feira (29), a 1ª Reunião Setorial de Portos e Terminais. O encontro contou com a presença de representantes de peso do setor portuário e marítimo com o objetivo de discutir diretrizes estratégicas que impulsionarão a modernização e o desenvolvimento sustentável da atividade portuária no Estado do Rio de Janeiro.

O evento foi promovido pela Superintendência de Portos e Terminais (SUPPOT), criada com o intuito de promover o desenvolvimento do setor portuário e marítimo do estado, alinhando suas iniciativas à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A demanda crescente pela eletrificação do setor portuário e marítimo como parte do esforço para descarbonização, além do fortalecimento da representação institucional junto a órgãos estaduais para potencializar a atratividade de carga e investimentos para os portos do estado foram alguns dos temas debatidos no evento.

O Superintendente de Portos e Terminais da Seenemar, João Leal, ressaltou que “a eletrificação de portos, terminais e marinas é um passo fundamental para alcançar os compromissos ambientais globais e atrair investimentos alinhados à economia azul”.

De acordo com o Subsecretário de Energia e Economia do Mar, Sérgio Chaves, “a transição para uma matriz energética mais limpa no setor portuário será um diferencial competitivo e estratégico para o Rio de Janeiro”.

O Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, falou sobre a missão da Seenemar.  “O compromisso é posicionar o Rio de Janeiro como protagonista na implementação do conceito de portos verdes no Brasil, promovendo a modernização e o desenvolvimento do setor e sua conformidade com as normativas ambientais globais”, destacou .

A reunião contou ainda com representantes importantes para o setor, como a Autoridade Portuária Federal PortosRio, além de membros do o Ministério dos Portos e Aeroportos, dos portos do Açu e Sudeste.

Também marcaram presença Sindicatos setoriais, como o Sindoperj e o Sindopita, e juntamente com os demais participantes, elogiaram e reconheceram a representatividade da Secretaria e das iniciativas apresentadas.

A SUPPOT conta com os servidores Gabriela Campagna, que possui 15 anos de atuação no setor portuário e ex-Superintendente de Sustentabilidade do Negócio da PortosRio, e Paulo Henrique Zuzarte, profissional com mais de 20 anos de experiência em licenciamento ambiental no INEA/SEAS.

As diretrizes estruturantes da SUPPOT incluem:

  1. Instituição de políticas públicas para estimular e atrair negócios, com o objetivo de ampliar o fluxo de cargas e mercadorias nos portos e terminais do ERJ.
  2. Estímulo à descarbonização do setor aquaviário, com foco inicial na eletrificação da infraestrutura de apoio de portos, terminais e marinas.
  3. Integração das iniciativas de inovação existentes no setor aquaviário, consolidando um programa abrangente de economia azul para fortalecer a competitividade do estado.

Posts Recentes

Cambuci regulamenta cobrança no Parque Aquático Municipal

A Prefeitura de Cambuci, no Norte Fluminense, publicou o Decreto nº 1.893, de 15 de…

12 horas atrás

Rio Bonito promove ações de consumo consciente de energia

Moradores de Rio Bonito, na Região dos Lagos, poderão participar, na próxima sexta-feira (23), de…

13 horas atrás

Carreta da Saúde da Mulher estaciona em Mesquita

O dia 16 de janeiro marcou a inauguração da Carreta da Saúde da Mulher no…

16 horas atrás

Qual será o peso da educação na eleição?

*Por Marcos Luz O Rio de Janeiro sempre flertou com o fundo do poço na…

16 horas atrás

Aulas esportivas gratuitas com inscrições abertas em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, abre nesta segunda-feira (19) as…

16 horas atrás

Parceria com a Special Olympics amplia inclusão na prática esportiva no Rio

*Por Guilherme Schleder Fala, galera! As emoções e os benefícios da atividade física são únicos.…

18 horas atrás