Economia

Reunião da Seenemar potencializa economia do mar fluminense

A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) realizou, nesta terça-feira (29), a 1ª Reunião Setorial de Portos e Terminais. O encontro contou com a presença de representantes de peso do setor portuário e marítimo com o objetivo de discutir diretrizes estratégicas que impulsionarão a modernização e o desenvolvimento sustentável da atividade portuária no Estado do Rio de Janeiro.

O evento foi promovido pela Superintendência de Portos e Terminais (SUPPOT), criada com o intuito de promover o desenvolvimento do setor portuário e marítimo do estado, alinhando suas iniciativas à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A demanda crescente pela eletrificação do setor portuário e marítimo como parte do esforço para descarbonização, além do fortalecimento da representação institucional junto a órgãos estaduais para potencializar a atratividade de carga e investimentos para os portos do estado foram alguns dos temas debatidos no evento.

O Superintendente de Portos e Terminais da Seenemar, João Leal, ressaltou que “a eletrificação de portos, terminais e marinas é um passo fundamental para alcançar os compromissos ambientais globais e atrair investimentos alinhados à economia azul”.

De acordo com o Subsecretário de Energia e Economia do Mar, Sérgio Chaves, “a transição para uma matriz energética mais limpa no setor portuário será um diferencial competitivo e estratégico para o Rio de Janeiro”.

O Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, falou sobre a missão da Seenemar.  “O compromisso é posicionar o Rio de Janeiro como protagonista na implementação do conceito de portos verdes no Brasil, promovendo a modernização e o desenvolvimento do setor e sua conformidade com as normativas ambientais globais”, destacou .

A reunião contou ainda com representantes importantes para o setor, como a Autoridade Portuária Federal PortosRio, além de membros do o Ministério dos Portos e Aeroportos, dos portos do Açu e Sudeste.

Também marcaram presença Sindicatos setoriais, como o Sindoperj e o Sindopita, e juntamente com os demais participantes, elogiaram e reconheceram a representatividade da Secretaria e das iniciativas apresentadas.

A SUPPOT conta com os servidores Gabriela Campagna, que possui 15 anos de atuação no setor portuário e ex-Superintendente de Sustentabilidade do Negócio da PortosRio, e Paulo Henrique Zuzarte, profissional com mais de 20 anos de experiência em licenciamento ambiental no INEA/SEAS.

As diretrizes estruturantes da SUPPOT incluem:

  1. Instituição de políticas públicas para estimular e atrair negócios, com o objetivo de ampliar o fluxo de cargas e mercadorias nos portos e terminais do ERJ.
  2. Estímulo à descarbonização do setor aquaviário, com foco inicial na eletrificação da infraestrutura de apoio de portos, terminais e marinas.
  3. Integração das iniciativas de inovação existentes no setor aquaviário, consolidando um programa abrangente de economia azul para fortalecer a competitividade do estado.

Posts Recentes

Maestro Junior visita Museu da Suderj e fala de carreira em podcast

Por Marcos Vinicius Cabral Recordista de partidas pelo Flamengo com 876 jogos, o ex-jogador Junior…

59 minutos atrás

Evento no Clube de Engenharia celebra os 63 anos da regulamentação da profissão de corretor de imóveis

Em comemoração ao Dia Nacional do Corretor de Imóveis, celebrado em 27 de agosto, o…

8 horas atrás

Araruama e América ficam no 0 a 0 na semifinal da Copa Rio

Os torcedores do Araruama e do América saíram frustrados do Estádio Lourival Gomes, em Sampaio…

8 horas atrás

Portuguesa vence Maricá e abre vantagem nas semifinais da Copa Rio

Uma vitória por 2 a 0 sobre o Maricá, na tarde dessa quarta-feira (3), no…

8 horas atrás

Estudo analisa dinâmica das praias de Maricá

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou, entre os dias 25 e 29 de agosto,…

10 horas atrás

Centro TEAcolhe será inaugurado em Queimados

O município de Queimados está prestes a inaugurar o Centro TEAcolhe, primeiro espaço da Baixada…

10 horas atrás