Economia

Reunião da Seenemar potencializa economia do mar fluminense

A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) realizou, nesta terça-feira (29), a 1ª Reunião Setorial de Portos e Terminais. O encontro contou com a presença de representantes de peso do setor portuário e marítimo com o objetivo de discutir diretrizes estratégicas que impulsionarão a modernização e o desenvolvimento sustentável da atividade portuária no Estado do Rio de Janeiro.

O evento foi promovido pela Superintendência de Portos e Terminais (SUPPOT), criada com o intuito de promover o desenvolvimento do setor portuário e marítimo do estado, alinhando suas iniciativas à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A demanda crescente pela eletrificação do setor portuário e marítimo como parte do esforço para descarbonização, além do fortalecimento da representação institucional junto a órgãos estaduais para potencializar a atratividade de carga e investimentos para os portos do estado foram alguns dos temas debatidos no evento.

O Superintendente de Portos e Terminais da Seenemar, João Leal, ressaltou que “a eletrificação de portos, terminais e marinas é um passo fundamental para alcançar os compromissos ambientais globais e atrair investimentos alinhados à economia azul”.

De acordo com o Subsecretário de Energia e Economia do Mar, Sérgio Chaves, “a transição para uma matriz energética mais limpa no setor portuário será um diferencial competitivo e estratégico para o Rio de Janeiro”.

O Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, falou sobre a missão da Seenemar.  “O compromisso é posicionar o Rio de Janeiro como protagonista na implementação do conceito de portos verdes no Brasil, promovendo a modernização e o desenvolvimento do setor e sua conformidade com as normativas ambientais globais”, destacou .

A reunião contou ainda com representantes importantes para o setor, como a Autoridade Portuária Federal PortosRio, além de membros do o Ministério dos Portos e Aeroportos, dos portos do Açu e Sudeste.

Também marcaram presença Sindicatos setoriais, como o Sindoperj e o Sindopita, e juntamente com os demais participantes, elogiaram e reconheceram a representatividade da Secretaria e das iniciativas apresentadas.

A SUPPOT conta com os servidores Gabriela Campagna, que possui 15 anos de atuação no setor portuário e ex-Superintendente de Sustentabilidade do Negócio da PortosRio, e Paulo Henrique Zuzarte, profissional com mais de 20 anos de experiência em licenciamento ambiental no INEA/SEAS.

As diretrizes estruturantes da SUPPOT incluem:

  1. Instituição de políticas públicas para estimular e atrair negócios, com o objetivo de ampliar o fluxo de cargas e mercadorias nos portos e terminais do ERJ.
  2. Estímulo à descarbonização do setor aquaviário, com foco inicial na eletrificação da infraestrutura de apoio de portos, terminais e marinas.
  3. Integração das iniciativas de inovação existentes no setor aquaviário, consolidando um programa abrangente de economia azul para fortalecer a competitividade do estado.

Posts Recentes

Vale a pena subir a serra

O Festival AgroSerra - da Roça ao Prato é realizado anualmente em Secretário, que faz…

18 horas atrás

Flávio “puxa o freio” de Bacellar

Por Nelson Lopes A família Bolsonaro, finalmente, se posicionou de maneira mais enfática em relação…

1 dia atrás

Festival Sesc de Inverno chega a Cabo Frio com shows gratuitos

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, será uma das sedes da 23ª…

1 dia atrás

Congresso de Turismo tem participação de Rio das Ostras

Rio das Ostras foi um dos municípios fluminenses presentes no 7º Congresso Estadual Empresarial de…

1 dia atrás

Aniversário de Santos Dumont tem entrada gratuita e nova identidade

Neste fim de semana, a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, celebra os 152 anos…

1 dia atrás

São João Rock agita Rio Claro com festa junina e rock nacional

O município de Rio Claro, no Sul Fluminense, recebe, neste sábado (19), uma celebração que…

2 dias atrás