Encontro contou com a participação de diversos representantes do setor portuário e marítimo do Rio.
A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) realizou, nesta terça-feira (29), a 1ª Reunião Setorial de Portos e Terminais. O encontro contou com a presença de representantes de peso do setor portuário e marítimo com o objetivo de discutir diretrizes estratégicas que impulsionarão a modernização e o desenvolvimento sustentável da atividade portuária no Estado do Rio de Janeiro.
O evento foi promovido pela Superintendência de Portos e Terminais (SUPPOT), criada com o intuito de promover o desenvolvimento do setor portuário e marítimo do estado, alinhando suas iniciativas à sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A demanda crescente pela eletrificação do setor portuário e marítimo como parte do esforço para descarbonização, além do fortalecimento da representação institucional junto a órgãos estaduais para potencializar a atratividade de carga e investimentos para os portos do estado foram alguns dos temas debatidos no evento.
O Superintendente de Portos e Terminais da Seenemar, João Leal, ressaltou que “a eletrificação de portos, terminais e marinas é um passo fundamental para alcançar os compromissos ambientais globais e atrair investimentos alinhados à economia azul”.
De acordo com o Subsecretário de Energia e Economia do Mar, Sérgio Chaves, “a transição para uma matriz energética mais limpa no setor portuário será um diferencial competitivo e estratégico para o Rio de Janeiro”.
O Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, falou sobre a missão da Seenemar. “O compromisso é posicionar o Rio de Janeiro como protagonista na implementação do conceito de portos verdes no Brasil, promovendo a modernização e o desenvolvimento do setor e sua conformidade com as normativas ambientais globais”, destacou .
A reunião contou ainda com representantes importantes para o setor, como a Autoridade Portuária Federal PortosRio, além de membros do o Ministério dos Portos e Aeroportos, dos portos do Açu e Sudeste.
Também marcaram presença Sindicatos setoriais, como o Sindoperj e o Sindopita, e juntamente com os demais participantes, elogiaram e reconheceram a representatividade da Secretaria e das iniciativas apresentadas.
A SUPPOT conta com os servidores Gabriela Campagna, que possui 15 anos de atuação no setor portuário e ex-Superintendente de Sustentabilidade do Negócio da PortosRio, e Paulo Henrique Zuzarte, profissional com mais de 20 anos de experiência em licenciamento ambiental no INEA/SEAS.
As diretrizes estruturantes da SUPPOT incluem:
*Por Paulo Marinho Resignado e triste, o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante almoço comemorativo aos 15…
*Por Guilherme Schleder Fala, galera! Um prazer enorme ocupar esse novo espaço aqui no Conexão…
Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…
Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira (15),…
A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião no Vale do Ipê, em…