“Vamos transformar o futsal. Vamos recuperar a credibilidade”

Por Renata Onaindia – Especial para o Conexão Fluminense

A experiência, combinada à gestão esportiva de sucesso para transformar o futsal. Isso é tudo que a Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) precisa, neste momento, para voltar a ter destaque positivo no cenário nacional. Essa é a receita da chapa Somos Todos Futsal, lançada na noite desta quinta-feira no salão do Olaria Atlético Clube, na Zona Norte da cidade.

A chapa tem como candidato à presidência da federação o veterano do esporte Octávio Bocão, e o ex-subsecretário Municipal de Esportes do Rio, Marcello Barbosa, à vice-presidência. A eleição está prevista para ocorrer segunda-feira.

Para Bocão, é fundamental apoiar os clubes de bairro, potencializando os jogadores de categorias das comunidades: “São 40 anos de futsal e precisamos reestruturar o esporte e a gestão dos clubes. Todo mundo sabe do apreço que tenho pelos clubes de bairro. Esses locais são celeiros de craques que o Rio tem em qualquer modalidade”, explica o candidato.

Transformar o futsal na base

Para o líder da chapa Somos Todos Futsal, é importante focar em um trabalho de conscientização com a família dos atletas. Desta forma, os pais entendem que o jogador não pode pular fases, como é visto em muitos clubes.

“Precisamos de um sub-17 forte. Continuar o segmentos para que esses jovens não desistam das categorias de base. Elas são vencedoras, mas não podemos podar esses talentos. Queremos levar pedagogos e psicólogos nos clubes para ter essa conversa e fazer com que os pais entendam que não adianta pular etapas. Temos que ter o reflexo do futebol de campo, a profissionalização”, destaca Bocão.

Entre os compromissos apresentados no lançamento da chapa estão o armazenamento do histórico dos jogadores, da base até o master, e o investimento na profissionalização dos árbitros e redução de taxas através de repasses feitos pela federação. A inscrição automatizada para a próxima temporada é outro ponto importante.

No entanto, o grande compromisso desta chapa para transformar o futsal é a realização de parcerias públicas e privadas para tornar o esporte mais forte e o produto mais atrativo. Para isso, é preciso aumentar a transparência e recuperar a credibilidade. Um dos pilares é o apoio de nomes de peso, como Falcão e Rodrigo e veteranos como Trepinha, Mauro Bandit e Carlos Alberto.

O candidato à vice-presidente da chapa, Marcello Barbosa, destacou a falta de credibilidade enfrentada pelo futsal no momento atual: “O Rio revelou grandes atletas e precisamos recuperar essa credibilidade. Perdemos a visibilidade! A Federação de Futsal do Rio de Janeiro é a primeira do mundo na modalidade e nós estamos muito rasos. Essa chapa tem todas as condições de mudar o futsal.”, comenta, empolgado. E “essa chapa é quente”.

Federação histórica

Fundada em 28 de julho de 1954, a FFSERJ, com sede no Maracanã, na Zona Norte do Rio, foi a primeira federação da modalidade a ser criada no mundo. A curiosidade dá conta do início da história da entidade.

No início da década de 50, Newton Zarani e amigos tentavam incansavelmente jogar uma “pelada” no campo do América Futebol Clube. Mas nunca conseguiam, pois o campo estava sempre ocupado. A solução arranjada foi jogar no salão de festa do clube. A semente estava plantada.

Ao longo do tempo começaram a organizar torneios e, em 1954, no bar do próprio clube, Zarani e seus amigos bolaram a ideia de criar a federação, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão. O primeiro presidente à frente da Federação, com sede no América Futebol Clube, foi Ammy de Moraes. Os primeiros clubes a se filiarem na FFSERJ foram Flamengo, Madureira, Minerva, Astoria e Braz de Pina.

Posts Recentes

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

11 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás