Estado reforça vocação marítima e amplia investimentos em capital humano. (Foto de banco de imagens)
*Por João Leal
Na década dos oceanos devamos sempre registrar a inequívoca vocação do Estado do Rio de Janeiro para a Economia do Mar, afinal de contas 27 dos municípios fluminenses confrontam o mar, sendo dois deles lagunares (São Pedro D’Aldeia e Araruama) em de 600 KM de costa.
Neste sentido, nosso repertório econômico é amplo e perpassa pelo setor energético, onde somos líderes nacionais na exploração de petróleo e gás ao setor portuário onde dispomos de 5 Portos Federais nos municípios de Angra, Itaguaí, Rio de Janeiro, Niterói e Arraial do Cabo e ainda da maior estrutura privada da América Latina que é o Porto do Açu, sem falar nas dezenas de TUP (terminais de uso privados) e Marinas.
Da indústria naval onde já fomos o segundo do mundo na fabricação de grandes navios (hoje somos o quarto), setor o qual se reanima ante as novas encomendas a pesca setor onde remanesce nosso desafio no escoamento da produção fluminense.
Do turismo onde nossa grande joia, a Baía de Guanabara, se recupera de forma evidente onde inclusive planejamos novos acessos a mesma para melhor fruição deste estratégico recurso hídrico, que também passa pela ampla cadeia produtiva da economia da praia as bluetechs onde também nos destacamos face aos grandes cérebros que aqui ainda residem.
Ante o contexto apresentado, quando assume a Secretaria de Energia e Economia do Mar do Estado do Rio de Janeiro, em outubro de 2024, quando lá já atuava, o atual Secretário e amigo, Cássio Coelho, me indaga sobre um programa de qualificação de mão de obra que preexistia, certamente, com performance aquém do que hoje apresentamos.
Nesta produtiva conversa, com uma tremenda vista para a nossa Baia da Guanabara (convido a todos para uma visita a SEENEMAR/RJ para a experiência), novo batismo ocorreu, nascia o histórico programa: EMPREGOS AZUIS, UM MAR DE OPORTUNIDADES…
O capital humano é requisito para que tais vocações se materializem e para isto é preciso capacitar o cidadão fluminense para que esteja qualificado para agarrar estas presentes e futuras oportunidades.
Desde maio deste ano oferecemos cursos profissionalizantes gratuitos em 12 profissões, pintor industrial, operador de ROV, mecânico e marinheiro auxiliar de convés e de máquinas, dentre outras.
O programa pretende formar até 10 mil novos profissionais até 2026 em todo o Estado, somente em nossa capital foram abertas 500 vagas.
Parcerias como as que estabelecemos com o setor privado como com a Karpowership, a Mitang e o Senai/RJ, certamente, fruto de nossa credibilidade e poder de execução tem sido um grande diferencial para o sucesso desta estruturante empreitada.
Estamos apenas começando e a usina de ideias, para quem já me conhece, anda em pleno vapor!
Tenho dito…
*João Leal é superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Seenemar/RJ
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, se prepara para receber a Expo Agro 2025, que…
Três novas delegacias especializadas foram inauguradas nesta terça-feira (5) na Baixada Fluminense, com sede no…
A Zona Oeste do Rio ganhou destaque na última quinta-feira (31) com a realização do…
A Prefeitura de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, lançou oficialmente, nesta segunda-feira (4), a…
A Casa de Cultura de Itaguaí será o palco da exposição “O Circo e os…
Nova Friburgo voltou a ser destaque no cenário educacional fluminense. O Colégio Estadual Raphael Luiz…