Categorias: Economia

Energy Summit será no Porto Maravilha em 2024

O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que o estado receberá, em 2024, o Energy Summit, considerado o maior evento de inovação e empreendedorismo em energia do mundo. A expectativa é que o evento reúna mais de 10 mil especialistas no tema, no Porto Maravilha, na capital fluminense, para debater sobre o futuro da transição energética.

O Energy Summit é uma iniciativa do programa de aceleração de empreendedorismo regional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT REAP). O evento deve reunir, ao longo de três dias, autoridades, líderes globais e profissionais do setor energético com objetivo de fortalecer ecossistemas empreendedores.

Ao fazer o anúncio, o governador destacou a vocação do Rio de Janeiro para sediar grandes eventos de diversas naturezas. “Receber o Energy Summit no Rio será um prazer, e essencial para a criação de novas políticas públicas voltadas para as energias verde e azul. Estamos transformando o Estado do Rio de Janeiro em referência de negócios, tecnologia em energia e sustentabilidade da América Latina. O anúncio de hoje nos coloca como líder global”, disse.

Muito além do Energy Summit

Segundo Hudson Mendonça, líder do programa do MIT, o objetivo é transformar o Rio em uma espécie de “Vale do Silício”. “O Rio é uma das principais cidades quando se fala em energia. Algumas das maiores empresas estão no estado. E a nossa missão é incentivar a adoção de boas práticas em tecnologia, lideradas pelo mais prestigiado centro acadêmico e de negócios do mundo”, afirmou.

O Governo do Estado diz que vai começar a testar a viabilidade da implantação de eólicas offshore para a produção de energia, a partir do vento do alto-mar. O Rio de Janeiro também aposta na energia solar e ocupa o ranking nacional de estados produtores do setor.

“Já elaboramos mapas sobre o potencial de geração de energia limpa para atração e implantação de projetos renováveis: são 12 plantas de produção. Temos grandes programas estruturantes no interior, importantes no processo de reindustrialização, que passam pelo gás natural. A energia renovável é o presente e o futuro do Rio, garantindo a melhoria da qualidade do ar, o fomento do ambiente de negócios e a geração de empregos”, detalhou o secretário de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

16 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

23 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

24 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

24 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás