Variedades

Equipes da Firjan SESI competem em Brasília por vaga no mundial de robótica

Oito equipes de robótica da Firjan SESI estão prontas para representar o Estado do Rio de Janeiro no Festival SESI de Educação, que ocorre entre os dias 11 e 15 de março, em Brasília. O evento reúne mais de 2 mil estudantes de todo o país e definirá os classificados para o torneio mundial de robótica, em Houston, nos Estados Unidos, em abril.

Segundo Vinícius Cardoso, diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, a robótica é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos estudantes. “A Robótica é uma disciplina prática que desafia os alunos a aprimorarem tanto suas habilidades técnicas quanto suas competências interpessoais”, destaca.

O Festival SESI de Educação acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e é aberto ao público. Para os participantes, a competição representa um momento de aprendizado e novas experiências. Breno Alencar Magalhães, aluno do 2º ano do Ensino Médio da Firjan SESI Maracanã, disputará pela primeira vez e também fará sua primeira viagem de avião. “É a realização de um sonho, mas já sonhamos também com os EUA”, afirmou.

Vinícius Mano, gerente de Educação Básica da Firjan SESI, ressalta a importância do intercâmbio entre os estudantes. “O Festival proporciona aos estudantes a chance de expandir seus horizontes, criando conexões valiosas com colegas de diversas instituições de todo o país.”

Equipes estão distribuídas em três categorias

As equipes estão distribuídas em três categorias da competição. Na FIRST LEGO League Challenge (FLLC), alunos de 9 a 15 anos das unidades Firjan SESI Maracanã, Barra Mansa e Barra do Piraí desenvolveram robôs feitos com peças Lego e projetos inovadores voltados para a resolução de problemas nos oceanos. Na FIRST Tech Challenge (FTC), estudantes do Ensino Médio das unidades de Jacarepaguá e São Gonçalo construíram robôs semi-industriais de até 19kg. Já na FIRST Robotics Competition (FRC), alunos de Jacarepaguá, Resende e Friburgo desenvolveram robôs de porte industrial, que chegam a 55kg e mais de 1,5 metro de altura. Nestas duas últimas categorias, também é exigido um plano de democratização do ensino da robótica e parcerias com empresas.

A competição classificará três equipes da FLLC, três da FTC e quatro da FRC para o mundial nos Estados Unidos, que será realizado entre 16 e 19 de abril. Além disso, os participantes concorrem a prêmios em categorias como Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação. A Firjan SESI tem investido na robótica como ferramenta educacional, estimulando a criatividade, o pensamento científico e o desenvolvimento de habilidades técnicas em seus alunos.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Visconde é campeão da Copa Calcário 2025

Ao vencer a equipe do Bom Jardim por 2 a 0 nesse domingo (17), o…

2 horas atrás

IFRJ de Arraial do Cabo abre vagas em curso gratuito para mulheres

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Arraial do Cabo, na Região…

2 horas atrás

Pelé, Milton Gonçalves e Gloria Maria

*Por Paulo Marinho Ganhou força na TV Globo a descoberta de um pedido inédito dos…

3 horas atrás

Festival celebra mulheres negras e movimenta Rio de Janeiro

A Conexão G, Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, Instituto Búzios, Instituto Marielle Franco, Movimento…

3 horas atrás

Paraty recebe programa Agricultura Social

O município de Paraty, no Sul Fluminense, sediou no último sábado (16) a quarta edição…

3 horas atrás

Bangu vence o São Gonçalo, conquista a Série A2 e volta à elite

O Rio de Janeiro terá o Bangu novamente na elite do Campeonato Carioca em 2026.…

6 horas atrás