Escola Lino Oroña será reinaugurada no próximo dia 29 de março. (Foto: Jorge Maravilha)
A Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, localizada em Teresópolis, será reinaugurada no próximo dia 29 de março, após passar por um amplo processo de reforma e modernização. Fechada desde 2020, a unidade de ensino foi reestruturada para atender melhor os alunos e a comunidade local, com espaços acessíveis e padrões modernos de infraestrutura.
Na última sexta-feira (14), o prefeito Leonardo Vasconcellos realizou uma vistoria na escola para acompanhar os detalhes finais da obra. Segundo ele, quando assumiu a administração municipal, apenas 40% da obra estava concluída. “A Escola Lino Oroña estava fechada há quase seis anos. Quando chegamos na Prefeitura encontramos somente 40% da obra feita e dentro de 90 dias vamos entregar a unidade totalmente reformada e reestruturada para a comunidade. Uma escola bonita, acessível, com alto padrão de qualidade, com piso de granito e portas maciças”, afirmou o prefeito.
Uma novidade é a parceria estabelecida com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), que utilizará a unidade como sede provisória do seu campus na cidade. Durante o dia, a escola atenderá estudantes da rede municipal, enquanto à noite os alunos do IFRJ terão acesso ao espaço para suas atividades acadêmicas.
A vistoria também contou com a presença dos secretários municipais Matheus Lauand (Fiscalização de Obras Públicas), André Muniz (Governo e Coordenação) e Wanderley Peres (Cultura), além do vereador Fidel Faria. “A obra não andava e era triste ver a escola abandonada. Agora, será devolvida à comunidade totalmente renovada e com materiais de primeira qualidade”, destacou o vereador.
A nova estrutura da Escola Municipal Maçom Lino Oroña contará com oito salas de aula, sala de informática, auditório, cozinha, refeitório e banheiros adaptados. Além disso, haverão salas administrativas e de apoio, quadra esportiva e pátio coberto.
Entre os serviços já realizados estão a execução de um novo piso em granitina, assentamento de pisos e azulejos, instalação de grades e guarda-corpos, forro de gesso, pintura geral, assentamento de tijolinhos nas fachadas, cobertura de rampa, brinquedoteca e telhado principal. Também foram instaladas bancadas na cozinha, janelas basculantes, caixas d’água, divisórias nos banheiros, bacias sanitárias, mictórios e lavatórios, além da pintura do piso da quadra.
Na fase final da obra, serão realizados o assentamento de piso intertravado e piso tátil na calçada, pintura das paredes da quadra, acabamento da brinquedoteca e almoxarifado, instalação do medidor de energia e colocação de piso tátil nas circulações do térreo.
Com a entrega da nova escola, a comunidade de Teresópolis passa a contar com um espaço educacional modernizado, pronto para receber os estudantes e contribuir para o desenvolvimento da educação no município.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…
A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…
Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…
A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…
A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação…