Desfile da Unidos de Padre Miguel no carnaval do Rio de 2023. Foto: Liga RJ
O carnaval do Rio de Janeiro começa oficialmente nesta sexta-feira (9), com o desfile das escolas da Série Ouro – antigo grupo de acesso ao grupo especial. Promovido pela Liga RJ, traz algumas das escolas mais tradicionais da capital fluminense e de cidades vizinhas. A disputa promete ser intensa, pois apenas a campeã consegue o acesso para o Grupo Especial, que é a elite do carnaval carioca.
Os desfiles ocorrerão nesta sexta-feira e sábado (10) de carnaval no Sambódromo, no Centro, em dias que antecedem o desfile do grupo especial. O público estimado é de 120 mil pessoas entre espectadores das arquibancadas e camarotes, desfilantes, profissionais do carnaval e de diversas áreas.
Atualmente, o quatro da Liga RJ conta com 16 agremiações. Participam algumas das mais tradicionais escolas do Rio – inclusive algumas ex-campeãs e participantes tradicionais do grupo especial – como é o caso da Estácio de Sá, Império Serrano, Clemente, União da Ilha e Unidos de Padre Miguel.
Mas há ainda escolas de outras cidades do estado. É o caso da Inocentes de Belford Roxo, União de Maricá e Acadêmicos de Niterói. Todas estas desfilam nesta sexta, à noite. Para poder estar neste grupo de carnaval, as escolas precisam ter 900 integrantes, no mínimo, sendo 35 na ala das baianas. Já a bateria deve ter pelo menos 130 músicos.
Entre as consideradas favoritas ao acesso, está a Estácio de Sá. A campeã do Grupo Especial em 1992, tenta retornar ao time de elite. Neste ano, a agremiação vem com o enredo “Kianda e Mwana Ya Sanza tem dois nomes importantes: Cambinda e Maria Conga”. A escola entra na avenida por volta das 0h15.
Outra que tenta retomar seu lugar na elite é a Império Serrano. A escola de Madureira neste ano traz o enredo “Ilú-ọba Ọ̀yọ́: a gira dos ancestrais” e é a última a desfilar no domingo.
Já a Unidos de Maricá é a grande novata do carnaval do Rio. A escola do Leste Fluminense traz um reforço de peso: a ex-globeleza Valéria Valensa. Ela virá como embaixadora, à frente do desfile da escola, que traz o enredo: “O Esperançar do Poeta”. A agremiação é a sexta a desfilar e o grande objetivo é permanecer na Série Ouro.
Sexta-feira (9):
Sábado (10):
Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…
Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…
As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…
A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…