Baixada Fluminense

Nova Iguaçu FC pode se tornar Patrimônio Imaterial do Rio

O início de ano histórico do Nova Iguaçu FC, com a excelente campanha no Campeonato Carioca de futebol que culminou com o vice-campeonato, continua a render títulos. O deputado estadual Carlinhos BNH (PP), presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), lançou o projeto de lei 2125/2023, já em tramitação, para dar à equipe da Baixada Fluminense o título de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro. 

A Laranja Mecânica da Baixada Fluminense – referência ao time da Holanda da Copa do Mundo de 1974 – sob o comando do técnico Carlos Vitor se classificou para as finais em segundo lugar na Taça Guanabara e, nas semis do carioca, não tomou conhecimento do Vasco, chegando à decisão pela primeira vez em sua história.

Morador de Nova Iguaçu, o deputado Carlinhos BNH se diz orgulhoso de ver o Nova Iguaçu FC, um time de menor poder econômico, fazer uma campanha espetacular. “A final do campeonato desse ano foi muito especial, é bom demais ver um time de menor poder econômico fazer uma campanha brilhante e revelar talentos para o futebol nacional.”, comemora o parlamentar.

Nova Iguaçu FC em nome da Baixada

Carlinhos BNH com sua filha vestida de Flamengo: coração dividido

Carlinhos BNH destaca também a representatividade do time para toda a Baixada. “O Nova Iguaçu leva o nome de uma cidade, mas representa toda uma região, tanto que ganhou o apelido de Laranja da Baixada. O clube tornou-se referência, um polo de convivência social e desportiva. São mais de 30 anos como agente formador de talentos, de transformação na vida de jovens e adultos que vivem do esporte.”, explica.

O parlamentar ficou com o ‘coração apertado’ nessa final, quando o duelo foi entre o time que torce desde criança – o Flamengo – e o time que tem um carinho especial desde o início da vida pública – o Nova Iguaçu FC.

“Tenho muito orgulho de dizer que tenho dois clubes de coração. O Flamengo desde criança e o Nova Iguaçu a partir do momento que entrei na vida pública. Na condição de agente político, é muito gratificante apoiar e ver o crescimento de um clube de menor porte.”, finaliza Carlinhos BNH.

A origem da laranja holandesa

O apelido dado à seleção holandesa e que o Nova Iguaçu FC relembrou surgiu na Copa do Mundo de 1974, quando a equipe foi considerada favorita devido ao futebol proposto pelo técnico Rinuas Michels.

No esquema, que tinha Cruyff como capitão, os jogadores, com exceção do goleiro, não ocupavam posições fixas e rodavam no campo com um toque de bola quase perfeito.

O sucesso foi tanto que acabaram sendo chamados de “Carrossel Holandês” e “Laranja Mecânica”, que foi um filme polêmico do diretor americano Stanley Kubrick, lançado em 1971. Será que a relação com o Nova Iguaçu FC é justa?


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

11 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

11 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

13 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

13 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

13 horas atrás