Categorias: CapitalEsportes

Prefeitura do Rio assina termo de retomada de gestão do Velódromo, no Parque Olímpico

Um dos planos de legado do Parque Olímpico, na Zona Oeste da capital fluminense, foi cumprido neste sábado. A Prefeitura do Rio e o Ministério da Cidadania assinaram o termo de retomada da gestão do Velódromo pela Prefeitura.

O equipamento esportivo passará a abrigar todas as atividades esportivas realizadas atualmente na Arena 3, além de um museu olímpico. Construído para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, o equipamento abrigou as provas de ciclismo de velocidade.

“Estamos dando continuidade a uma parceria não só em relação ao Parque Olímpico da Barra como também ao legado olímpico. Está em desenvolvimento o projeto em que teremos aqui no mezanino do Velódromo um museu para contar a história dos Jogos Olímpicos, em especial dos Jogos Rio 2016. Então, só tenho a agradecer ao Governo Federal pela parceria e pela assinatura do termo que devolve ao município a gestão do Velódromo a partir de 1º de agosto”, disse o secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Arraes, representando o prefeito Eduardo Paes.

Atualmente, mais de duas mil pessoas são atendidas de forma gratuita na Arena 3, em atividades como academia, badminton, balé, basquete, corrida e caminhada orientada, funcional, funcional kids, futsal, ginástica, handebol, MMA, jiu-jítsu, caratê, muay thai, ritmos, skate, tênis de mesa, tecido acrobático, vôlei, halterofilismo paralímpico, além de atendimento de fisioterapia e realização de eventos esportivos.

“Agradecemos a parceria com a Prefeitura do Rio. Desde nossa primeira reunião, temos dado continuidade ao trabalho de manutenção do Parque Olímpico, não só o da Barra como também o de Deodoro. Sem essa harmonia essa assinatura não seria possível. Temos um único objetivo: dar uma boa destinação a todo o legado que ficou dos Jogos do Rio”, afirmou o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

O projeto do legado olímpico prevê que a Arena 3 seja transformada em um Ginásio Experimental Olímpico (GEO), com administração da Prefeitura do Rio. O equipamento terá capacidade para receber 850 alunos em horário integral, com 24 salas de aulas, laboratórios de ciências e mídias e duas salas multiuso. A escola terá a prática de oito modalidades esportivas: judô, lutas, tênis de mesa, futsal, basquete, handebol, voleibol e tiro com arco.

Atualmente, o Rio de Janeiro conta com dez escolas voltadas para o esporte. São quatro GEO no primeiro segmento do Ensino Fundamental: Benfica, Guaratiba, Senador Camará e Santa Cruz. E outros seis no segundo segmento: Santa Teresa, Caju, Realengo, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Ilha do Governador.

Velódromo continua a sediar eventos

“Vamos seguir oferecendo a mesma qualidade para a população, agora com as atividades gratuitas sendo realizadas no Velódromo. É um passo importante na retomada do legado olímpico, que sempre foi um compromisso da gestão do prefeito Eduardo Paes”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Francisco Bandeira, acompanhado do secretário Especial do Esporte do Governo Federal, Marcelo Magalhães.

A Prefeitura do Rio já agendou mais de 80 eventos neste ano nas arenas que compreendem o Parque Olímpico, incluindo o Velódromo. Recentemente, o equipamento recebeu o Campeonato Brasileiro de Ciclismo. E, há nove meses, os atletas da Federação Brasileira treinam no local pelo menos três dias por semana.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

3 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

11 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

11 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

12 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás