Cultura & Lazer

Estado cede imóvel em São Gonçalo para Instituto Vini Jr

O governador Cláudio Castro assinou a cessão do terreno onde funcionava o antigo CIEP 045 Porto do Rosa, em São Gonçalo, no Leste Fluminense, para o Instituto Vini Jr. A formalização do contrato de cessão, válido por 10 anos, foi realizada na quinta-feira (19) no Palácio Guanabara. A iniciativa vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e seus familiares.

No acordo firmado, o Instituto Vini Jr irá investir cerca de R$ 20 milhões para realizar as obras de recuperação e reforma do imóvel, onde será construída a Cidade da Educação. O local vai atender gratuitamente crianças de 4 a 5 anos com pré-escola integral e alunos do primeiro segmento do ensino fundamental em regime de contraturno.

Instituto Vini Jr foi o único a participar de chamamento público

O chamamento público foi aberto em junho deste ano. Ele foi voltado exclusivamente para organizações sem fins lucrativos. O Instituto Vini Jr foi o único participante e o projeto apresentado cumpriu todos os requisitos do edital. O projeto terá impacto direto na comunidade local como foco na educação, atividades esportivas e culturais.

“Todo o processo foi realizado com total transparência para ocupar um imóvel do Estado que estava sem uso há muitos anos. O período da cessão vale por dez anos e pode ser renovado. Este é um projeto inovador que certamente será referência e representa um grande presente”, destacou o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione.

Instituto já atua no Estado

O Instituto Vini Jr já atua, há três anos, no Estado e outros quatro estados. A entidade alcança 25 escolas públicas, através da capacitação de professores e da implementação de metodologia. As ações conectam o movimento e a linguagem do futebol como elementos facilitadores dos processos de ensino-aprendizagem. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que conectem os alunos ao espaço escolar e os ajudem a aprender mais e melhor.

“A Cidade da Educação do Instituto Vini Jr. será um grande laboratório de boas práticas para a educação pública. Nós vamos atender diretamente muitas crianças com educação de qualidade, mas, sobretudo, seremos um polo de inovação, que servirá para a formação continuada de profissionais de educação e para a criação e teste de novas práticas que fortaleçam a rede pública”, explicou o diretor-executivo do Instituto Vini.Jr, Victor Ladeira.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

9 minutos atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

24 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás