Capital

Estado lança Disque Idoso e Patrulha 60+

O governador Cláudio Castro lançou na última quarta-feira (23) dois projetos para a terceira idade: o Disque Idoso 165 e a Patrulha 60+. As iniciativas são conduzidas pelas secretarias de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) e a de Polícia Militar, respectivamente.

As ações foram apresentadas em cerimônia no Palácio Guanabara, na capital fluminense. Elas visam ampliar a rede de apoio, acolhimento e atenção aos idosos.

“As iniciativas têm como fundamento promover o bem-estar e a qualidade de vida da melhor idade. Vamos repetir com a terceira idade os sucessos da Patrulha Maria da Penha e do aplicativo Rede Mulher, que são voltados para o público feminino. Deste modo, fortalecemos o nosso objetivo de atendimento multidisciplinar e garantimos os direitos dos 60+”, ressaltou o governador.

Disque Idoso está disponível para Android e IOS

O Disque Idoso 165 é um canal exclusivo para a população 60+ e sua rede de apoio. O objetivo é atender as diversas demandas da população, como denúncias, casos de violência, orientações sobre serviços de saúde e apoio jurídico. A novidade vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Além de ser acessada por ligação, a ferramenta conta com uma iniciativa inédita no país: o aplicativo “Disque Idoso 165”. Ele está disponível nas versões Android e IOS.

A central já está em funcionamento e conta com equipe de atendentes e especialistas treinados. Após o primeiro contato, o idoso ou pessoa próxima serão acompanhados de forma remota. Será verificado se a solicitação foi resolvida, de acordo com a orientação dada pelo profissional, ou para averiguar se precisam de mais algum auxílio.

“O aplicativo é um serviço pioneiro, que vai facilitar a comunicação com a nossa secretaria, onde todos vão ter suas necessidades ouvidas e atendidas. Além disso, a ferramenta chega em um importante momento em que houve aumento das denúncias referentes à pessoa idosa. O Estado do Rio de Janeiro tem o segundo maior número deste público no país”, alertou a superintendente da Pessoa Idosa da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável, Licia Mattesco.

Disque Idoso é integrado com a PM e botão de pânico

O sistema também está integrado com o 190 da Polícia Militar. Desta forma, o atendimento telefônico tem linha direta com a central para situações de violência. Já quando a ligação for para o 190 e não for um caso de violência, os policiais irão encaminhar a chamada diretamente para o 165. No aplicativo “Disque Idoso 165” há disponível um “botão de pânico” para as situações urgentes de violência, que acionará a Polícia Militar.

No aplicativo, além do botão de pânico e do chat para falar com um dos atendentes, o usuário pode solicitar a inclusão de compromissos. A ferramenta também mostrará, a partir da localização exata do usuário, o melhor caminho para chegar ao compromisso marcado.

Ao acessar o aplicativo, disponível apenas para pessoas com 60 anos ou mais, o usuário pode cadastrar a sua rede de proteção, como família, cuidador e amigos. Isso permitirá que eles sejam acionados, via SMS ou WhatsApp, em casos de emergência.

Patrulha da Pessoa Idosa 60+

A “Patrulha da Pessoa Idosa 60+: Retribuindo e Protegendo” será voltada ao atendimento especializado a pessoas idosas em situação de violência. Inicialmente, o projeto está sendo implantado em duas unidades da Corporação: 12º BPM (Niterói) e 19º BPM (Copacabana e Leme). Nestas regiões há grande concentração de idosos. O funcionamento começou na quinta-feira (24).

“Os nossos policiais militares que vão atuar na patrulha estão treinados e aptos para atender as demandas e prestar todo o acolhimento necessário ao público da terceira idade”, destaca o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes.

20 policiais militares capacitados e viaturas com a logomarca do programa vão circular 24 horas por dia. As equipes farão visitas periódicas e atendimento a idosos vítimas de violência. O atendimento será feito aos idosos que tenham medida protetiva expedida pela Justiça ou após o registro de ocorrência de alguma emergência acionada pelo Serviço 190 da Polícia Militar.

A Polícia Militar também fará o acompanhamento de medidas protetivas de urgência deferidas pelo Poder Judiciário. Nesse início de programa, a Polícia Militar está acompanhando mais de 90 medidas protetivas. Pelo número 991822072 a pessoa idosa poderá entrar em contato direto com as equipes que estarão atendendo os três bairros.

Brasil registrou aumento de denúncias relacionadas a idosos

No primeiro semestre deste ano, foram registradas em todo o país 74 mil denúncias relativas a idosos, um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais casos foram classificados em cinco itens: 17,5% negligência; 14,68% exposição de risco à saúde; 12,89% violência psicológica; 12,20% maus tratos; e 8,7% violência patrimonial.

Outra característica importante que aumenta a complexidade de enfrentamento à violência contra idosos é o fato de o delito ser cometido dentro das suas próprias casas. Entre os agressores, 54,7% são os próprios filhos ou 80% familiares em geral.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

1 hora atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

4 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás

Caminhada celebra mães de filhos com deficiência em Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…

3 dias atrás

Capacitação reforça gestão nas unidades de saúde de Belford Roxo

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação…

3 dias atrás