Estado do Rio pode ter mais duas praias com Bandeira Azul; veja quais são

Duas praias na Região dos Lagos estão na corrida para conquistar o selo Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade ambiental. A praia do Forno, em Búzios, e de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos, foram pré-aprovadas pelo corpo técnico do Programa Bandeira Azul Brasil e seguirão para a avaliação do júri internacional em setembro, na Dinamarca.

As duas candidatas vão se juntar ao Peró, em Cabo Frio, e à Praia do Sossego, em Niterói, que podem ter o selo renovado. Segundo o Ministério do Turismo, a avaliação do júri nacional da premiação pré-aprovou 40 bandeiras azuis, sendo 29 praias e 11 marinas. O total representa uma elevação de 42% na comparação com a temporadas de 2021.

A Bandeira Azul é uma premiação ecológica concedida a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Além das praias, o Iate Clube de Santos, em Angra dos Reis, também está entre as cinco marinas brasileiras indicadas ao prêmio pela primeira vez. As demais se localizam em São Paulo, Santa Catarina e Bahia.

Júri Internacional Bandeira Azul

Na próxima etapa, Saquarema, Búzios, Angra e os demais classificados pelo Júri Nacional terão suas candidaturas encaminhadas ao júri internacional Bandeira Azul, que se reunirá em setembro para a escolha dos contemplados.

O resultado final será divulgado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras ocorre em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

Entre os critérios que precisam ser atendidos pelas praias estão a oferta de atividades de educação ambiental para o público, excelente qualidade da água, segurança e gestão ambiental.

As praias devem atender a um grupo total de 34 critérios, entre eles, qualidade físico-química e biológica da água do mar, comprovada em 80 análises, bem como requisitos de acessibilidade, planejamento de gestão de tráfego, código de postura na praia, entre outros. Conheça mais sobre o programa e os critérios aqui.

Confira as praias e marinas fluminenses indicadas para a Bandeira Azul:

Renovações:
Praia do Peró, Cabo Frio (RJ)
Praia do Sossego, Niterói (RJ)
Marina Costabella, Angra dos Reis (RJ)

Novas:
Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
Praia do Forno, Armação dos Búzios (RJ)
Iate Clube de Santos, Angra dos Reis (RJ)

Posts Recentes

AcervA Niterói e São Gonçalo comemora 13 anos com festa open bar

A Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo completa 13 anos e…

13 horas atrás

Rio abre mais de 1 milhão de empresas em quatro anos

Entre 2020 e 2024, o Estado do Rio de Janeiro registrou a abertura de mais…

13 horas atrás

Turismo internacional no Rio de Janeiro tem alta histórica

O Rio de Janeiro segue como um dos principais destinos turísticos do mundo. De acordo…

16 horas atrás

Clã Bolsonaro em outro tempo

*Por Paulo Marinho Tenho um bom relacionamento com os Bolsonaros, mais estreito com Carlos, iniciado…

21 horas atrás

Vidiga com samba e feijoada

Você conhece o Alto Vidigal Brasil, restaurante e ponto turístico da Zona Sul do Rio…

3 dias atrás

Firjan Caxias alerta: roubo de cargas cresce 20% na Baixada Fluminense

O aumento do número de roubos de cargas foi pauta da reunião do Grupo de…

3 dias atrás