A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concluiu licitação para prestação de serviço de transporte por ônibus, destinado à realização de atividades de campo. Já estão disponíveis, para a comunidade acadêmica – servidores e discentes -, veículos do tipo ônibus executivo e semileito novos e seminovos, com capacidade igual ou superior a 45 passageiros sentados. Uma turma da Faculdade de Geologia (FGEL) fará a viagem inaugural no final deste mês.
As unidades interessadas devem encaminhar a solicitação de ônibus com, no mínimo, 30 dias de antecedência, via SEI, à Diretoria de Administração Financeira (DAF). É necessário indicar o professor responsável, a justificativa da atividade e outras informações sobre o trabalho de campo.
Para prestar o serviço, foi contratada a empresa Log Rio Transporte e Turismo Eireli ME. O prazo de vigência do contrato é de 12 meses. “Esses ônibus oferecem todo o conforto, com ar condicionado, banheiro e wi-fi, para que nossos alunos e professores possam realizar adequadamente seus trabalhos externos”, salientou o reitor da Uerj, Mario Carneiro, durante a última sessão do Conselho Universitário (Consun), realizada no último dia 11.
Segundo o reitor, o atual modelo de contratação busca suprir a demanda por deslocamentos, tendo em vista que a frota da Universidade é pequena e antiga. A Reitoria definiu como prioridade a aquisição de modelos que atendam a necessidades específicas, como trafegar em terrenos acidentados.
Foram comprados veículos com tração nas quatro rodas, quadriciclos e motos. De acordo com a diretora de Administração Financeira, Márcia Cunha, a previsão é que as pickups, por exemplo, sejam entregues em até 90 dias.
Além disso, segundo o reitor, o governo estadual, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER- RJ), assumiu o compromisso com Uerj de reformar a estrada de acesso ao campus de Ilha Grande, em Angra dos Reis, no Sul Fluminense. O projeto da obra está sendo desenvolvido por professores da Faculdade de Engenharia.
Também como parte dos esforços para melhorar as condições de estudo e trabalho da comunidade acadêmica, foi criado, em março deste ano, o Programa de Sistema Integrado de Transporte Intercampi da Universidade, o Intertranspor-Uerj.
O projeto facilitará o deslocamento dos membros da Uerj, além de promover o compartilhamento dos espaços institucionais e a universalização do ensino em todas as unidades. O programa será administrado de forma articulada pela Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) e a Prefeitura dos Campi.
Além dos ônibus, o reitor e o prefeito dos campi, Geraldo Cerqueira, apresentaram, no dia 9, a nova frota da Uerj. São 15 carros de passeio, alugados para servir exclusivamente à instituição. Um dos principais objetivos do novo contrato, com vigência de 30 meses, é agilizar a interação dos campi e unidades externas. A licitação para contratação de motoristas já foi realizada, e os profissionais começam a atuar em dezembro.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…