Capital

Estatuto da Igualdade Racial é aprovado na Câmara do Rio

Em sessão na Câmara do Rio, realizada nesta terça-feira (25), foi aprovado o PL 29/2021, que determina a criação do Estatuto Municipal da Promoção e Igualdade Racial. O objetivo da proposta é buscar a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos individuais, coletivos e difusos, a superação e o combate à discriminação e das desigualdades raciais. O texto ainda será analisado pelo prefeito Eduardo Paes, que pode sancionar ou vetar.

Uma das autoras do projeto, Thais Ferreira (PSOL) ressaltou a importância do Estatuto para a construção de uma cidade antirracista. “Esse foi o meu primeiro projeto protocolado na Câmara do Rio, a partir de muita troca com mulheres potentes do movimento negro dessa cidade. Este é um momento de grande orgulho e responsabilidade.

O Estatuto da Igualdade Racial é um instrumento crucial para combater o racismo e promover políticas públicas inclusivas, afirmativas e reparadoras de verdade. Ele traz melhorias importantes para garantir a segurança e a continuidade das políticas de igualdade racial no nosso município”, disse a vereadora do PSOL/RJ.

O projeto 29/2021 foi assinado por dois vereadores negros, Thaís Ferreira (Psol) e Célio Luparelli (PSD), que faleceu recentemente.

Estatuto da Igualdade Racial é inspirado em outras leis

O Estatuto é inspirado em leis existentes no País e no Estado, além de projetos de lei já apresentados na Câmara Municipal do Rio. Ele introduz melhorias significativas para a cidade, criando mecanismos para assegurar a segurança e a continuidade das políticas de igualdade racial prometidas pelo prefeito Eduardo Paes ao assumir o cargo.

A proposta aborda diversos temas, como Saúde, Educação, Juventude Negra e Direitos da Mulher Afro-Brasileira. Em relação às mulheres negras, o texto prevê que o município deve promover sua representação nos órgãos colegiados municipais que formulam e supervisionam políticas públicas, especialmente nas áreas de promoção da igualdade racial, saúde, educação e áreas correlatas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

11 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

12 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás