Doações acontecem todos os dias no Hemocentro.
O Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes (HRC), no Norte Fluminense, registrou queda no número de doadores no Carnaval. Durante o período, a média diária foi inferior a 20 doações, sendo que o ideal seriam 70 coletas, para manter os estoques em níveis seguros. A situação é preocupante, pois o Hemocentro atende a 25 unidades hospitalares da região.
Entre sexta-feira (28/02) e quinta-feira (06/03), foram registradas 97 doações aptas. O pior dia foi na quarta-feira (05/03), quando apenas sete doadores estavam aptos, enquanto dez foram considerados inaptos.
Diante desse cenário, a assistente social do HRC, Maria Gonçalves, faz um alerta sobre a gravidade da situação. “O estoque está crítico para todos os tipos sanguíneos. Apenas urgências estão sendo atendidas. A população precisa voltar a doar sangue com urgência”, enfatizou.
O HRC funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM). O local é um dos poucos no Estado do Rio de Janeiro que funcionam diariamente, além de sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.
Para doar, é necessário: Apresentar documento de identidade com foto, estar em boas condições de saúde, ter peso superior a 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados do responsável), não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.
Com o objetivo de ampliar o banco de sangue, o HRC intensificou as coletas externas por meio da unidade móvel. Empresas, instituições e órgãos públicos podem solicitar a visita do ônibus de coleta pelo telefone (22) 98173-0463 ou (22) 98175-2599, das 8h às 17h, ou pelo e-mail socialhemo2021@gmail.com.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A rede de cafeterias Justo Café, com quatro unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro (São…
*Por João Leal É duro, quando se acredita no diferenciado potencial de transformação através das…
Neste sábado (23), a Ocupação IBORU recebe a Sala do Compositor, roda de samba criada…
Até 24 de agosto, a cidade de Itaguaí, na Baixada Fluminense, sediará o festival “Saberes…
Por Nelson Lopes Foi grande a movimentação na Câmara dos Deputados nesta semana. O motivo?…
A Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ) e o Conselho Estadual…