Meio Ambiente

Estudo analisa dinâmica das praias de Maricá

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou, entre os dias 25 e 29 de agosto, a terceira etapa de campo do projeto Dinâmica Costeira na cidade de Maricá, no Leste Fluminense. O estudo, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), analisa as transformações das praias ao longo dos anos diante das mudanças climáticas.

Os dados obtidos permitirão identificar áreas mais vulneráveis a ressacas, trechos suscetíveis à erosão costeira e os períodos mais críticos do ano para a perda de areia. Com essas informações, o projeto deve apoiar ações de gestão territorial e de proteção do litoral.

Estudo compara dinâmica das praias em diferentes estações do ano

O levantamento envolve o uso de drones, coleta de materiais e análises laboratoriais ao longo de dois anos, possibilitando a comparação da dinâmica das praias em diferentes estações. A primeira etapa ocorreu em novembro de 2024 (primavera), a segunda em fevereiro (verão) e a terceira corresponde ao inverno.

O SGB tem ampliado o projeto Dinâmica Costeira em parceria com diferentes universidades. O trabalho pioneiro busca avançar no conhecimento geocientífico para subsidiar políticas públicas. O primeiro estudo foi realizado em São Vicente (SP), em cooperação com a Defesa Civil municipal e a Universidade Santa Cecília (Unisanta). O relatório final foi entregue em 7 de agosto.

Em março deste ano, também foram iniciadas pesquisas em Guaratuba (PR), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A segunda etapa de campo no município está programada para ocorrer entre 8 e 13 de setembro, nas praias de Central e de Brejetuba.

As regiões costeiras são ambientes naturalmente frágeis, devido à dinâmica de marés, ventos, ondas e aumento do nível do mar, somada aos impactos da urbanização, poluição e exploração de recursos naturais. Essas condições afetam diretamente a vida da população.

Segundo o Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil (2011), cerca de 50 milhões de pessoas vivem na faixa litorânea, o que representa aproximadamente 25% da população brasileira.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Evento no Clube de Engenharia celebra os 63 anos da regulamentação da profissão de corretor de imóveis

Em comemoração ao Dia Nacional do Corretor de Imóveis, celebrado em 27 de agosto, o…

3 horas atrás

Araruama e América ficam no 0 a 0 na semifinal da Copa Rio

Os torcedores do Araruama e do América saíram frustrados do Estádio Lourival Gomes, em Sampaio…

4 horas atrás

Portuguesa vence Maricá e abre vantagem nas semifinais da Copa Rio

Uma vitória por 2 a 0 sobre o Maricá, na tarde dessa quarta-feira (3), no…

4 horas atrás

Centro TEAcolhe será inaugurado em Queimados

O município de Queimados está prestes a inaugurar o Centro TEAcolhe, primeiro espaço da Baixada…

5 horas atrás

Disque Denúncia para trabalhadores de aplicativos é lançado pela Alerj

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) passou a disponibilizar, a partir desta terça-feira…

5 horas atrás

Programação gratuita no Centro de Memória da Costa Verde

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, patrocinado pelo Instituto…

5 horas atrás