Setur-RJ apresenta programação de palestras e capacitações da ExpoRio Turismo

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e TurisRio promovem, de 24 a 27 de março, a ExpoRio Turismo no Jockey Club Brasileiro, na Zona Sul da capital fluminense. Nesta terça-feira foi apresentada a programação de palestras e capacitações gratuitas prevista para o evento. Os painéis serão realizados no auditório do Espaço Fecomércio/Sesc/Senac, com presença de especialistas e técnicos do setor de Turismo.

O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressalta que o estado do Rio de Janeiro trilha um caminho vitorioso na retomada das atividades. Ele destaca que as capacitações dentro da ExpoRio Turismo, maior evento do turismo fluminense, é mais uma ação que contribui para o sucesso do setor na retomada.

“Tenho certeza de que juntos somos mais fortes. Essa é a ideia principal das palestras e capacitações previstas na ExpoRio Turismo. Trocar experiências, fazer parcerias, acertar roteiros, conhecer casos de sucesso e fortalecer o aprendizado através dos encontros e debates são fundamentais para o entrosamento dos envolvidos e, consequentemente, para o fortalecimento do turismo nas 92 cidades fluminenses”, ressalta o secretário. Confira alguns detalhes da programação.

Palestras da ExpoRio Turismo

Dia 24 de março

Na parte da manhã do primeiro dia da ExpoRio Turismo estão previstas ainda atividades voltadas ao trade com as reuniões do Conselho Estadual de Turismo e do Conselho Estadual de Segurança Turística.

As palestras começam por volta de 16h30, com o painel “SESC convida IFEC: Turismo do Estado em números”. Serão apresentados dados relevantes sobre o turismo, levantados pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFEC RJ). Às 17h30 a palestra “Destinos Hospitaleiros” será ministrada pelo professor Gustavo Araújo, mestre em Desenvolvimento Local e coordenador do curso de graduação em Hotelaria do Senac RJ.

Às 20h começa a mesa de debates “Eventos e turismo no estado do Rio de Janeiro: desafios e promoções”, com especialistas da área dos grandes eventos.

Dia 25 de março

As atividades começam com o seminário “Reage Rio: O Turismo no Pós-Pandemia” e o encontro comercial “O Rio é de Vocês”, ambos apenas com a participação do trade turístico. O “Reage Rio” é promovido pelos jornais O Globo e Extra, que trazem um painel para debater a flexibilização das medidas sanitárias com a presença de autoridades e especialistas. Na ocasião, o secretário Gustavo Tutuca participa do painel ao lado de outros convidados do trade.

A programação continua, às 16h30, com a palestra “Novos Hábitos de Consumo no Turismo”. Em seguida, às 17h30, o painel “De jovem aprendiz a competidor internacional – A trajetória de Lucas Feliciano, o brasileiro que representará o Brasil na China na World Skills”. O jovem Lucas Feliciano falará da sua trajetória e participação na maior competição de educação profissional do mundo.

No período da noite (das 18h às 20h) serão três mesas de debates: “Um passeio cultural pelo Subúrbio, Lapa e Vale do Café – turismo e diversidade no estado do Rio de Janeiro”; “Legalização de jogos: interferências no turismo” e “Rio, capital do voo livre no Brasil – história e importância para o turismo”.

Dia 26 de março

No sábado, 26 de março, o evento tem a abertura dos portões ao público às 14h. Estão previstos os painéis “Inovação em Produtos Turísticos”, às 14h30; “Férias Imperdíveis – Um Relato de Experiência de Pessoas com deficiência”, às 15h30; “Turismo e a Nova Era do Atendimento”, às 16h30 e “Artesanato – um Elo importante da Cadeia Produtiva do Turismo (Sebrae)”, às 17h30;

À noite, será a vez dos temas “A indústria do entretenimento em tempos de pós-pandemia: a força do Carnaval”, às 18h30, além da mesa de debates “Contemporaneidades e novas demandas do Turismo: casamento, LGBTQI+, Pet Friendly e Inovação”, encerrando a programação, às 19h10.

Dia 27 de março

No domingo, último dia da ExpoRio Turismo, os trabalhos serão abertos com palestra sobre “Turismo Religioso”, às 14h30, ministrada pelo padre Omar, reitor do santuário Cristo Redentor. Em seguida, os painéis “Turismo virtual e a reinvenção do Turismo Social do Sesc RJ na pandemia” e “Turismo Social e sustentabilidade – Case Clube da Caminhada e Projeto Plogging” agitam as ações previstas durante a tarde.

À noite serão três mesas de debates (das 18h às 20h): “A Gastronomia como experiência turística”; “Petrópolis: a retomada da Cidade Imperial” e “Turismo, Café, Cachaça e Cerveja”, encerrando a diversificada programação.

A ExpoRio Turismo tem como público-alvo profissionais do setor, estudantes, turistas e a população em geral. A entrada é gratuita, com inscrições pelo link: bit.ly/exporioturismo. A ExpoRio Turismo seguirá as normas do decreto vigente no município e está sujeito à lotação.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

10 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

11 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

11 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

13 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

13 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

13 horas atrás