Mostra reúne tendências globais e experiências imersivas. (Foto: Paula Johas)
A Casa Firjan abriu, na semana passada, a exposição “Futurabilidades”, dedicada a discutir os desafios e as competências necessárias para o futuro do trabalho. Na cerimônia, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, destacou o papel da instituição em promover debates estratégicos para a sociedade e a indústria. A mostra ficará aberta ao público até 29 de março de 2026.
Durante o lançamento, Caetano lembrou que a Casa Firjan encerrou recentemente a exposição “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado, exibida entre maio e setembro. Segundo ele, aquela mostra revisitou o passado das relações de trabalho, enquanto “Futurabilidades” aborda o tema sob nova perspectiva. “A pergunta que a exposição nos provoca é: temos as habilidades necessárias para enfrentar problemas cada vez mais complexos, em um mundo que passa por grandes transformações?”, afirmou.
Desenvolvida a partir de pesquisas internas e de publicações do Fórum Econômico Mundial, a exposição contou com reuniões online com a equipe da instituição na Suíça e parceria com a empresa YDreams, responsável pela execução expográfica. Para Caetano, a mostra reforça a necessidade de adaptação contínua: “O futuro do trabalho não vai depender apenas do que sabemos hoje, mas da nossa disposição constante para aprender, adaptar e reinventar”.
A gerente de Conteúdo e Inovação Empresarial da Firjan, Maria Isabel Oschery, destacou que a iniciativa busca estimular o público a refletir sobre competências humanas diante da aceleração tecnológica e das mudanças sociais. Ela ressaltou ainda que o projeto é resultado de um estudo colaborativo. “’Futurabilidades’ propõe ao público uma imersão sobre as competências necessárias num mundo marcado por transformações rápidas e desafios complexos”, afirmou.
Organizada em quatro seções distribuídas pelos espaços da Casa Firjan, a exposição apresenta tendências globais, habilidades profissionais e experiências interativas. Na primeira etapa, localizada no térreo, o visitante encontra o cenário de transformações atuais — da emergência climática ao avanço da inteligência artificial — e seus impactos sobre o mercado de trabalho. A proposta é provocar um olhar crítico sobre a crescente dificuldade das empresas em atrair profissionais preparados para desafios complexos.
A segunda seção apresenta, com base em relatórios do Fórum Econômico Mundial, as habilidades mais relevantes para 2025 e para os próximos cinco anos. O público tem acesso a relatos de profissionais que se reinventaram, exemplos de vagas do futuro e desafios solucionados por meio de competências específicas.
A terceira parte, na galeria externa, aborda a aquisição dessas habilidades e destaca o papel do ecossistema de aprendizagem, que envolve museus, redes sociais, empresas, escolas e universidades. “Aprender ao longo da vida é imprescindível. Somos uma instituição de educação, então reforçamos a importância dessa rede de agentes que sustenta a formação contínua”, afirmou Maria Isabel.
O percurso se encerra com uma experiência gamificada nas Salas Celina e Guilherme. Nessa etapa, o visitante participa de um processo seletivo fictício, no qual demonstra competências em diferentes desafios e recebe um “passaporte de habilidades”, indicando pontos fortes e áreas de atuação recomendadas.
De 14/11/25 a 29/3/26
Terças a domingos, das 9h às 18h30
Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo
Entrada gratuita
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Cultura, arte e samba prometem movimentar o Parque Rosário, em Campos dos Goytacazes, no próximo…
A cidade do Rio de Janeiro sediará, no próximo dia 24, no Fairmont Copacabana, mais…
A cidade de Mesquita promoverá, na primeira semana de dezembro, a primeira audiência pública para…
*Por Guilherme Schleder Fala, galera! Um prazer enorme estar de novo aqui com vocês no…
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM),…
Uma pessoa foi presa e outras sete foram conduzidas à delegacia durante uma operação realizada…