O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda (Setrab), vai promover uma ação de empregabilidade visando ao preenchimento de cerca de 5 mil vagas, no Largo da Carioca, no Centro do município do Rio de Janeiro. A Feira do Emprego será realizada nos dias 22 e 23 de novembro, das 9h às 15h.
Com o objetivo de atender à demanda de mão de obra do período extra Natal, a Setrab reforçou as equipes de captação de vagas do Sine e do aplicativo Mais Trabalho RJ e reuniu milhares de oportunidades de emprego temporário para diferentes níveis de escolaridade, cargas horárias e salários, que serão oferecidas durante a Emprega RJ.
A Unidade Móvel da Secretaria de Trabalho, com toda a sua estrutura física e de pessoal, será a responsável por receber a população durante os dois dias de Feira do Emprego. Haverá, ainda, um guichê específico para o atendimento de pessoas com deficiência (PcD) na Feira do Emprego.
“A geração de empregos tem sido prioridade da nossa política de desenvolvimento econômico, e a feira Emprega RJ é uma grande oportunidade para ajudar a população que está em busca de recolocação no mercado. Serão cinco mil vagas temporárias disponíveis por diversas empresas neste evento. Os interessados contarão com total apoio e orientação dos funcionários da Secretaria de Trabalho e Renda”, afirmou o governador Cláudio Castro.
De acordo com as equipes de captação de vagas, as principais oportunidades na Feira do Emprego são para o setor de comércio e telemarketing. No entanto, existem muitas outras áreas com chances para serem preenchidas. Ao todo, 30 funcionários da Secretaria de Trabalho e Renda receberão os currículos e demais documentos para realização de cadastro e orientação no Sine e no Mais Trabalho RJ.
“Esse período movimenta muitas oportunidades de emprego. Temos direcionado nossas equipes para captar essas vagas e oferecer à população, por meio do Sine e do Mais Trabalho RJ. Realizar a Emprega RJ, no Largo da Carioca, é uma forma de facilitar o acesso do povo às vagas que temos captado junto às empresas fluminenses”, ressalta o secretário de Trabalho e Renda, Patrique Welber.
Feira do Emprego aproveita grande demanda
Historicamente, os meses de novembro e dezembro são marcados pela grande demanda por funcionários temporários devido ao aumento de contratações em hotéis, lojas e mercados durante o período das festas de fim do ano. Nos últimos dois anos, a oferta de oportunidades aumentou, em média 84%, nos últimos meses do ano, se comparado com os meses anteriores.
Muitas dessas vagas temporárias se transformam em permanentes, resultando em contratações efetivas nos meses seguintes. Além disso, as vagas temporárias se apresentam como uma porta de entrada de centenas de pessoas no mercado de trabalho.
O sistema para encaminhamento a uma vaga durante a Feira do Emprego funciona por meio da compatibilidade entre vaga e o profissional é realizada uma análise comparativa do perfil de cada candidato cadastrado com o da vaga disponibilizada pela empresa contratante. Por isso, é importante que o cidadão mantenha seu cadastro atualizado nas plataformas, incluindo possíveis mudanças de escolaridade, experiências profissionais, cursos.
A Emprega RJ é mais uma ação da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda para reduzir a distância entre quem está à procura de uma oportunidade e quem deseja encontrar um bom profissional para sua empresa. A ação pretende atingir o maior número possível de interessados em ingressar ou reingressar no mercado de trabalho. É importante que os candidatos compareçam ao local munidos dos documentos de identificação, currículo e comprovante de residência.