Lojas pretendem faturar com o período de Carnaval. Crédito: Tomaz Silva / ABR
O comércio varejista da cidade do Rio teme que os feriados nacionais de 2023 provoquem prejuízos para o setor. Segundo levantamento do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), as perdas podem chegar a R$ 3,8 bilhões em receitas de vendas este ano.
Ao todo, o ano de 2023 terá 12 feriados nacionais, sendo nove em dias úteis, com possibilidade de enforcamento. O setor estima que cada dia parado representará uma perda média de cerca de R$ 320 milhões. Ao longo do ano, o comércio terá mais de 20 dias de movimento prejudicado.
Segundo o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, apesar dos acordos feitos entre o SindilojasRio e o Sindicato dos Empregados do Comércio que permitem as lojas abrirem, os feriados do ano e seus possíveis prolongamentos vão penalizar os lojistas. Ele acredita que as lojas de rua vão sofrer mais, especialmente o centro da cidade, que fica completamente deserto.
“Não somos contra os feriados em datas comemorativas – e até mesmo, quando possível, o adiamento deles. Mas somos a favor de que a sociedade civil organizada, empresários, líderes de classe e autoridades se sentem à mesa para discutir outras soluções que evitem tamanho desperdício”, conclui Aldo Gonçalves.
Piraí, município do Sul Fluminense, realiza entre esta sexta-feira (19) e domingo (21) o último…
O esporte entra no clima de Natal em Nova Friburgo, na Região Serrana, com a…
O Consórcio Cristo Sustentável realiza, nesta quinta-feira (18), a Festa de Natal destinada às mulheres…
A Rodovia dos Lagos (RJ-124), administrada pela ViaLagos, empresa da Motiva, foi classificada como a…
Importante avanço institucional na valorização e fortalecimento da participação feminina no setor imobiliário. Esse foi…
O deputado Arthur Monteiro (União) quer facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores e…