Neste fim de semana, de 23 a 25 de agosto, o Shopping PátioMix, em Itaguaí, será palco da tão aguardada Festa Japão Mazomba, um evento que homenageia a rica história dos japoneses na região, desde a chegada à Mazomba até o desenvolvimento da agricultura local, que se tornou uma das maiores potências da América Latina na produção de quiabo, laranja e banana.
Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Mazomba, o evento oferece uma programação diversificada e repleta de tradições com o objetivo de proporcionar uma imersão nas raízes culturais japonesas.
Idealizada para resgatar um Japão mais autêntico, a festa contará com uma feira agroecológica; gastronomia japonesa, com novidades como o yakisoba e o bentô das Mulheres Agroempreendedoras do Vale do Mazomba; apresentação de artes marciais com New Rocha Karatê; jogos e tecnologia com a estação gamer da 7Link; e exposição de bonsai.
O Cosplay Experience será um dos pontos altos, oferecendo um estúdio fotográfico profissional, uma equipe de filmagem para entrevistas, encontros e rodas de conversa para fortalecer laços entre cosplayers, além de um desfile para exibir os trajes e performances mais criativos, com premiações para os destaques.
Além disso, a festa também incluirá oficinas de dança, artesanato com fibra de bananeira e Kokedana, uma técnica japonesa para suspender plantas sem o uso de jardineiras. Um destaque da programação é o Espaço Kamppai, dedicado ao bem-estar. Conhecido por suas fisioterapias personalizadas, o centro vai realizar massagens em quem passar pela festa utilizando técnicas originárias do Japão, como shiatsu.
Outro destaque é a apresentação da Associação Rio Nikkei Taiko, no sábado e domingo. Formado por cerca de 20 pessoas, o grupo existe há mais de dez anos, trazendo a arte do Taiko (tambor japonês) para o público.
“Pensamos em uma programação com o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de aprender e vivenciar a cultura japonesa rural de perto, celebrando e resgatando a memória dos imigrantes japoneses agricultores de Itaguaí”, explica o designer e produtor cultural do Instituto Mazomba, Horlan Gentil.
A festa ainda traz à luz o trabalho fundamental desenvolvido pelas mulheres nikkeis da colônia, com a exposição “Colônia Japonesa Rural e as Mulheres do Vale do Mazomba”. Essa exposição visa valorizar e homenagear as contribuições das mulheres na construção da comunidade e no desenvolvimento da agricultura local.
Organizado em parceria com o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado no Shopping PátioMix, o evento convida mais uma vez toda a colônia nipônica do município e a população em geral para celebrar o grande sucesso da exposição e a rica herança cultural que os imigrantes japoneses deixaram em Itaguaí.
A Festa Japão Mazomba tem o apoio das Mulheres Agroeemprendedoras do Vale do Mazomba, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Itaguaí (Coopafit) e do Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto (CCMRP). Tem também a parceria com o Shopping PátioMix Costa Verde, Rádio Costa Verde FM e da 7Link.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…