Futebol de robôs, bicicleta com roda quadrada, games, escape room, observação do Sol e visita virtual ao Egito Antigo são algumas atrações do Festival Nacional da Matemática (FestMat) 2024. O evento começa nesta quinta-feira (5) e prossegue até sábado (7), na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, na capital fluminense.
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é responsável pela promoção do evento. A iniciatica busca aproximar o grande público da matemática por meio de atividades lúdicas e divertidas.
O primeiro dia é exclusivo para escolas públicas e privadas previamente cadastradas. A entrada é aberta ao público na tarde de sexta-feira (6) e no sábado (7). Os interessados devem retirar o ingresso sem custos no site do evento.
“O Festival Nacional da Matemática é um importante instrumento do IMPA para dialogar diretamente com toda a sociedade, divulgando a matemática que cria, inova e encanta. É diversão com a matemática para toda a família”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do instituto.
Mais de 32 mil pessoas participaram das duas primeiras edições, em 2017 e 2022. O Festival chega à terceira edição com atividades para todas as idades, se consolida no calendário carioca e passa a ser realizado a cada dois anos.
O futebol de robôs será apresentado pela equipe de robótica do IME (Instituto Militar Engenharia), a RoboIME. As partidas prometem animar o público. Para quem prefere contemplar o espaço, o Planetário do Rio vai proporcionar a experiência de observação do Sol ao telescópio.
Sucesso nas primeiras edições, a bicicleta de roda quadrada está de volta. A atração é fruto da parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) SESI. Nesta edição o órgão também trará a unidade móvel Firjan SESI Matemática com outras atividades.
Com o tema “Matemática é Inovação”, o FestMat terá uma Arena Games, do Afroreggae, robótica e experiências imersivas. O Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) vai transportar os participantes para o Egito Antigo na visita virtual à tumba de Neferhotep. O projeto foi criado em parceria com o Lapid (Museu Nacional), BioDesign (PUC-Rio) e INT. O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação do IMPA) terá um espaço imersivo para apresentar as soluções desenvolvidas com inteligência artificial.
O palco principal receberá palestras, mesas-redondas e apresentações. O Show Matemágico inclui mágica, truques, quebra-cabeças e história da matemática. A peça “Os Números e a Vida”, do Coletivo Comum, propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência, como inquietações existenciais, uso de tecnologias digitais e rebeldia social, com questões e jogos matemáticos. Confira aqui a programação completa.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…