Capital

Festival da Matemática até sábado na Marina da Glória

Futebol de robôs, bicicleta com roda quadrada, games, escape room, observação do Sol e visita virtual ao Egito Antigo são algumas atrações do Festival Nacional da Matemática (FestMat) 2024. O evento começa nesta quinta-feira (5) e prossegue até sábado (7), na Marina da Glória, no Aterro do Flamengo, na capital fluminense.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é responsável pela promoção do evento. A iniciatica busca aproximar o grande público da matemática por meio de atividades lúdicas e divertidas.

O primeiro dia é exclusivo para escolas públicas e privadas previamente cadastradas. A entrada é aberta ao público na tarde de sexta-feira (6) e no sábado (7). Os interessados devem retirar o ingresso sem custos no site do evento.

Mais de 30 mil pessoas nas primeiras edições do festival

“O Festival Nacional da Matemática é um importante instrumento do IMPA para dialogar diretamente com toda a sociedade, divulgando a matemática que cria, inova e encanta. É diversão com a matemática para toda a família”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do instituto.

Mais de 32 mil pessoas participaram das duas primeiras edições, em 2017 e 2022. O Festival chega à terceira edição com atividades para todas as idades, se consolida no calendário carioca e passa a ser realizado a cada dois anos.

Inovação é destaque no Festival da Matemática

O futebol de robôs será apresentado pela equipe de robótica do IME (Instituto Militar Engenharia), a RoboIME. As partidas prometem animar o público. Para quem prefere contemplar o espaço, o Planetário do Rio vai proporcionar a experiência de observação do Sol ao telescópio.

Sucesso nas primeiras edições, a bicicleta de roda quadrada está de volta. A atração é fruto da parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) SESI. Nesta edição o órgão também trará a unidade móvel Firjan SESI Matemática com outras atividades.

Palestras, robótica e imersões também integram programação

Com o tema “Matemática é Inovação”, o FestMat terá uma Arena Games, do Afroreggae, robótica e experiências imersivas. O Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA) vai transportar os participantes para o Egito Antigo na visita virtual à tumba de Neferhotep. O projeto foi criado em parceria com o Lapid (Museu Nacional), BioDesign (PUC-Rio) e INT. O Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação do IMPA) terá um espaço imersivo para apresentar as soluções desenvolvidas com inteligência artificial.

O palco principal receberá palestras, mesas-redondas e apresentações. O Show Matemágico inclui mágica, truques, quebra-cabeças e história da matemática. A peça “Os Números e a Vida”, do Coletivo Comum, propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência, como inquietações existenciais, uso de tecnologias digitais e rebeldia social, com questões e jogos matemáticos. Confira aqui a programação completa.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

8 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

1 dia atrás