A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) recebeu na segunda-feira (30) o secretário estadual de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, como convidado da reunião dos Conselhos Superior da Firjan e de Administração do CIRJ.
Durante o encontro com os empresários, a federação apresentou ao secretário as ações prioritárias para a melhoria do ambiente de negócios, redução do Custo Rio e aumento da competitividade fluminense.
Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira abriu o encontro comentando a reunião que teve pela manhã com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na sede da Fiesp, em São Paulo.
Segundo o presidente, o ministro se comprometeu em discutir e colocar em prática a reforma tributária, o mais breve possível, a partir de um consenso entre Executivo, Legislativo, governo estaduais e o setor produtivo.
Já o presidente em exercício da Firjan, o empresário Luiz Césio Caetano, destacou para o secretário Vinicius Farah que, tanto no executivo e no legislativo estadual, há pautas prioritárias para melhorar o desenvolvimento econômico do estado, como questões tributárias, regulatórias e, até mesmo, ambientais. Nesse sentido, o presidente da federação ressaltou o papel de articulação entre estado e empresariado fluminense, desenvolvido pelo secretário.
Caetano enumerou quatro pilares centrais derivados da agenda ‘Propostas Firjan para um Brasil 4.0’, formulada após ouvir mais de 600 lideranças empresariais fluminenses. “Para melhorar a competitividade e a produtividade do estado do Rio, a federação defende além da melhoria do ambiente de negócios, investimentos em infraestrutura, capital humano e uma melhor eficiência do estado”, citou Luiz Césio.
Para a melhoria do ambiente de negócios, a federação defende o aumento da competitividade tributária pela cola de benefícios fiscais concedidos por outros estados da região Sudeste; o uso dos recursos do Fundo Soberano estadual em projetos de infraestrutura e a conclusão das regulamentações do novo Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental (SELCA), entre outras ações.
Já no tema infraestrutura, a Firjan pede uma atenção para o desenvolvimento dos Distritos Industriais existentes; melhoria nos deslocamentos de trabalhadores e reformulação do sistema de bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana do Rio; promover a nova concessão do sistema de barcas; e melhorar a infraestrutura metroviária e ferroviária; além de promover a concessão de rodovias estaduais como a RJ-244, ligando a BR-101-Norte ao Porto do Açu, e as rodovias dos lotes/eixos Noroeste (RJ-122/158/160/186), Sul (RJ-127/145/155) e Norte (RJ-104/106/162).
Vinicius Farah comentou a sintonia entre o que o governo do estado vem produzindo e os temas apresentados pela federação. Citou, como exemplo, o programa Pacto RJ, cuja parte das ações são baseadas em estudos apresentados pela Firjan. O secretário destacou, entre outros programas, a recuperação dos distritos industriais e a criação de 13 outros condomínios por diversas regiões do estado. Citou ainda o resgate do setor pesqueiro fluminense, a partir da aquisição do estaleiro Caneco no ano passado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico ouviu ainda os pleitos setoriais dos empresários associados da federação e propôs a criação de um grupo de trabalho entre a Firjan e os técnicos das diversas secretarias do estado, com reuniões mensais na federação, para buscar as soluções para o desenvolvimento do estado do Rio e a melhoria do ambiente de negócios.
A Secretaria de Lazer e do Esporte de Búzios, na Região dos Lagos, iniciou as…
Os 54 anos do Planetário da capital fluminense serão comemorados em grande estilo nos dias…
O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., em Volta Redonda no Sul Fluminense, receberá nos…
O Codin Incentiva acontecerá no próximo dia 28, em Macaé, no Norte Fluminense. Esta será…
No próximo dia 29 acontece a Black Friday. Devido a data, a Secretaria de Proteção…
A ciclista de Rio das Ostras, Alícia Gomes, de apenas 12 anos, alcançou no último…