A Firjan Centro-Sul Fluminense, representando os interesses da indústria nos municípios de Três Rios, Areal, Comendador Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia, celebrou na última quinta-feira (24), seus dez anos de atuação.
Sob a liderança do presidente Alceir José Corrêa e do vice-presidente Waldir dos Santos Júnior, a entidade tornou-se um parceiro estratégico para os setores industriais locais, como alimentos, construção civil, metalmecânico e plástico, promovendo iniciativas e ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e competitivo da região.
Entre os avanços da última década, destaca-se a criação do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos Firjan SENAI, inaugurado em Três Rios em 2023, que posicionou a cidade como referência em inovação no setor da construção civil. Com tecnologia de ponta e serviços de alta performance, o laboratório atrai investimentos, qualifica empresas locais e potencializa o desenvolvimento regional. Em 2022, Três Rios também se tornou pioneira no programa Licença 4.0, uma iniciativa da Firjan que moderniza o processo de licenciamento de obras e impulsiona o setor, reconhecida no Rio Construção Summit de 2023.
Outro exemplo relevante de avanço é a participação de Miguel Pereira no programa Calçada Acessível, já implementado integralmente no município. A Firjan Centro-Sul Fluminense revisou o manual e ofereceu assessoria técnica, enquanto outros cinco municípios trabalham na implementação desse modelo, promovendo a mobilidade e inclusão social na infraestrutura local.
Nos últimos anos, a Firjan Centro-Sul Fluminense vem negociando melhorias em infraestrutura e energia, essenciais para a competitividade das indústrias locais. A criação do Grupo de Trabalho de Energia Centro-Sul Fluminense, em 2021, possibilitou o diálogo com concessionárias como Light e Enel, visando à redução de custos e à melhoria na qualidade do fornecimento de energia para as indústrias. A participação de conselheiros em reuniões com as concessionárias das rodovias BR-040 e BR-393 também tem contribuído para avanços logísticos, facilitando o transporte de cargas e promovendo a expansão econômica.
No âmbito da qualificação profissional, a Firjan SESI lançou em 2022 o Novo Ensino Médio com curso técnico Firjan SENAI, formando jovens capacitados para o setor industrial da região. Com 70 alunos em suas primeiras turmas, o programa conta atualmente com 400 inscrições para 2025, reforçando o compromisso com a formação de mão de obra qualificada.
Os impactos das ações da Firjan Centro-Sul Fluminense refletem-se na geração de empregos, com o setor industrial liderando o saldo positivo na região, segundo o levantamento Retratos Regionais. Outro destaque é a unidade da GE Aerospace, em Três Rios, que está expandindo suas atividades, beneficiando-se do posicionamento logístico da cidade.
Os impactos das ações da Firjan Centro-Sul Fluminense refletem-se na geração de empregos, com o setor industrial liderando o saldo positivo na região, segundo o levantamento Retratos Regionais. Outro destaque é a unidade da GE Aerospace, em Três Rios, que está expandindo suas atividades, beneficiando-se do posicionamento logístico da cidade.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…