Norte Fluminense

Firjan Noroeste projeta expansão em 2024

A seccional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no noroeste do estado, a Firjan Noroeste, realizou um encontro com empresários da região para encerrar as atividades referentes a 2023. Porém, a entidade já projeta o próximo ano, mantendo o ritmo de expansão dos encontros para outras cidades e até outras regiões fluminenses. É o que explicou o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann.

“Este ano a Regional expandiu os encontros para diferentes cidades e até outras regiões, sempre com o objetivo de ampliar as possibilidades de negócios dos empresários locais. Isso sem esquecer de nossos eventos em torno de melhorias na competitividade e para sensibilizar os gestores públicos sobre assuntos importantes para a economia e a sociedade. Missão esta que continuará sendo nossa tônica para o ano de 2024”, disse ele.

No último encontro, realizado na terça-feira (5), foram discutidos assuntos como Energia, Resíduos Sólidos e a Sessão de Negócios.

Um dos pontos de destaque das ações deste ano foi a visita do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e do 1º vice-presidente, Luiz Césio Caetano, às indústrias de Pádua e Itaperuna.

Firjan Noroeste buscou conhecer demandas da região

Entre os encontros citados pelo presidente da Firjan Noroeste foi com comerciantes nas pedreiras Raio de Sol e SLV, e na Copapa, em Santo Antônio de Pádua, além da Shop do Pão, em Itaperuna, para conhecer de perto as demandas dos empresários. Um dos assuntos foi o fornecimento intermitente de energia. Na ocasião, o presidente da Firjan agendou um encontro com o secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, junto à direção da Copapa.

A Copapa recebeu ainda uma comitiva da Firjan Noroeste, para que os empresários pudessem conhecer de perto a história da empresa e as estruturas da fábrica, uma das maiores da região. O CEO da Companhia, Fernando Pinheiro, também fez uma palestra no Teatro Firjan SESI Itaperuna – reaberto neste ano –, reunindo empresários convidados em torno dos desafios em se gerir empresas familiares.

Outra empresa visitada pela comitiva da Regional foi o Porto do Açu, onde puderam apresentar seus produtos e serviços e conhecer, de perto, as estruturas do terminal.

Sessão de Negócios

Entre os eventos deste ano, destaca-se a Sessão de Negócios, que reuniu na Regional quase 40 empresas de diversos setores da região. O encontro teve como objetivo conectar potenciais clientes e fornecedores a fim de gerar novos negócios locais, estimulando a economia da região, e contou ainda com a participação de representantes de bancos e cooperativas de crédito, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Sicoob, oferecendo linhas de crédito em melhores condições aos participantes.

As reuniões deste ano da Firjan Noroeste contaram ainda com o comandante do 21º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Itaperuna, tenente-coronel Rodrigo Lestayo, explicando as exigências para se obter licenciamento com menos burocracia e custos; um Seminário de Gestão de Resíduos, que reuniu representantes do Governo do Estado, prefeituras e empresas em torno dos desafios e oportunidades na reciclagem dos resíduos na região; e o evento “Firjan com as Pequenas Empresas da Região Noroeste”, que reuniu empresários de quatro cidades e trouxe diversas dicas relacionadas a linhas de crédito, oportunidades de negócio via compras públicas e estratégias de vendas on-line, graças à parceria da federação com o Mercado Livre.

Também fizeram parte das ações da Regional temas como o eSocial e as mudanças na fiscalização trabalhista; o Grupo de RH da Firjan Noroeste, que reuniu grandes empresas para discutir processos seletivos; e as comemorações dos 30 anos da Firjan SESI Itaperuna, com uma série de eventos para clientes, colaboradores e alunos e familiares da Escola Firjan SESI.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

13 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

13 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

15 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

15 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

15 horas atrás