Ensaio na Escola Firjan SESI de Jacarepaguá. Fundamental II: Maria Luiza Lima Osório; Diego dos Passos Pereira; Shallom dos Santos de Souza; Pedro Fonseca Mieres Fraga. Foto: Paula Johas/Firjan
A Escola Firjan Sesi, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Rio, está oferecendo 619 vagas gratuitas para o primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental. Podem se candidatar estudantes de 6 a 14 anos em uma das dez unidades com turmas do 1º ao 9º ano: Barra Mansa, Duque de Caxias, Itaperuna, Jacarepaguá, Macaé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende e Volta Redonda. Só na Região Metropolitana são ofertadas 291 oportunidades. O edital completo está disponível no site da escola e as inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 25.
Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, e será exigida documentação comprobatória desta condição, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao Regulamento do Sesi. Os estudantes serão selecionados por meio de sorteio público, em 27, transmitido ao vivo, às 10h, no site. A matrícula dos selecionados deverá ser feita presencialmente na escola escolhida, de 30 de janeiro a 5 de fevereiro. O início das aulas está previsto para 6 de fevereiro.
“A Escola Firjan SESI tem todas as condições de fazer uma entrega de grande valor e impacto para a indústria e para a sociedade. A cada ano os editais têm sido mais procurados pela sociedade. É um reflexo da qualidade do que vem sendo ofertado. Importante se inscrever rápido porque as inscrições são limitadas”, aconselha Vinícius Mano, gerente de Educação Básica da Firjan Sesi.
No Ensino Fundamental – 1ª Etapa, do 1º ao 5º ano, além das disciplinas do Currículo Nacional Comum, são oferecidas disciplinas diversificadas, para tornar o processo educativo ainda mais completo.
Na Segunda Etapa do Ensino Fundamental, que vai do 6º ao 9º ano, além das disciplinas do Currículo Nacional Comum, os estudantes recebem aulas de robótica e Cultura Maker. Nesta etapa, as disciplinas são focadas em desenvolver competências como a criticidade, a colaboração, a capacidade de resolver problemas, a lógica de programação e a criatividade, temas que serão fundamentais no futuro.
Os alunos começam a se preparar para a transição para o Ensino Médio com Curso Técnico. A partir do 8º ano são intensificadas as aulas de língua portuguesa e matemática. No 9º ano há um desdobramento de ciências em física, química e biologia.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…
Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…
Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…
As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…
A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…