Diálogo entre produção, inovação e preservação marca evento no Fairmont Rio. (Foto: Divulgação)
Nesta quinta-feira (28), no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, aconteceu o Fórum Fluminense de Segurança Alimentar e Responsabilidade Ambiental, que reúne autoridades, líderes do agronegócio, pesquisadores, gestores públicos, empresas e representantes da sociedade civil. O encontro tem como objetivo debater soluções para os desafios atuais e futuros da produção de alimentos no Brasil e no mundo.
A programação do Fórum busca aprofundar discussões sobre inovação agrícola, preservação ambiental, práticas sustentáveis e políticas públicas capazes de equilibrar oferta de alimentos e responsabilidade socioambiental. Entre os participantes estão o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Bastos Rodrigues Marques, o ex-ministro Aldo Rebelo e a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Rosangela Gomes.
Segundo o organizador do evento, Denis Deli, o propósito é aproximar diferentes setores que impactam diretamente os rumos da alimentação e do meio ambiente. “Produzir e preservar não podem ser objetivos opostos, mas complementares. Os caminhos para essa convergência precisam ser discutidos por quem produz, por quem legisla e por quem qualifica quem atua nos meios de produção”, afirmou.
Durante o encontro, foi destacada a urgência e relevância da agenda. Para Paulo Renato Bastos Rodrigues Marques, o debate envolve um desafio global. “A discussão sobre produção de alimentos associada à sustentabilidade é indispensável. Não existe plano B para nenhuma das duas. Por isso, é fundamental reunir pensadores, especialistas e lideranças para debater essa grande equação global: como produzir alimentos para uma população em constante crescimento, ao mesmo tempo preservando o meio ambiente”, destacou.
O ex-ministro Aldo Rebelo ressaltou o papel estratégico do agricultor na segurança alimentar e no desenvolvimento do país. Segundo ele, garantir a produção de alimentos no Brasil depende diretamente da valorização do produtor rural, do acesso a crédito, assistência técnica e infraestrutura. “O agricultor brasileiro sustenta a estabilidade econômica, garantindo comida para a população e fortalecendo o Brasil como potência agroalimentar. Sem agricultores não há soberania”, defendeu.
O Fórum também reforça o posicionamento do estado do Rio de Janeiro como polo de inovação e construção de políticas para o desenvolvimento sustentável. Ao final da programação, será lançado um documento síntese com propostas, recomendações e compromissos para a consolidação de iniciativas voltadas à segurança alimentar e responsabilidade ambiental no cenário fluminense e nacional.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Zoonoses de Mesquita realizou uma ação de combate à…
*Por Paulo Marinho A ingenuidade dos "les enfants terribles", Hugo Motta e Davi Alcolumbre, não comparecendo…
Por Nelson Lopes O governador do Rio, Claudio Castro (PL), esteve em Brasília nesta semana,…
O Empório Farinha Pura, mercado gourmet mais tradicional do Rio, apresenta seu Menu de Ceia…
O Cine Quatro Estações Mangaratiba, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio…
O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, empossou na última quarta-feira (26), no Palácio da Cidade,…