Esportes
Futebol

Futebol raiz do Rio tem Voltaço campeão da Copa Rio e definição de classificado na Série B1

Enquanto o Volta Redonda levantou sua segunda taça do ano, na Série B1, equipe de Araruama carimba classificação para as semifinais.

Compartilhe:
16 de outubro de 2022
Futebol raiz do Rio tem Voltaço campeão da Copa Rio e definição de classificado na Série B1
O Voltaço conquistou o pentacampeonato da Copa Rio. Crédito: André Moreira / VRFC

O fim de semana de futebol raiz no Rio foi de volta olímpica do Volta Redonda com o troféu da Copa Rio no Luso Brasileiro, na capital fluminense, e definição de classificado na Série B1 do Campeonato Carioca. Na modalidade feminino adulto, tivemos o primeiro jogo das semifinais.

Após vencer o primeiro jogo da final da Copa Rio no Raulino de Oliveira contra a Portuguesa por 3 a 1, o Volta Redonda segurou o empate em 1 a 1 no jogo final no Luso Brasileiro e levantou pela quinta vez a taça da Copa Rio.

A Copa Rio dá ao campeão a possibilidade de escolher entre disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Campeonato Brasileiro. Como o Volta Redonda já joga a Série C do Brasileiro, a equipe campeã ficou com a vaga na Copa do Brasil, deixando para a Portuguesa o direito de disputar a Série D.

Na Série B1, CEAC Araruama garante classificação

A 9ª rodada da Série B1 do Campeonato Carioca, com jogos na sexta e no sábado, encaminhou o desenho das semifinais da competição. O líder, CEAC Araruama, não pode mais ser ultrapassado pelo quinto colocado e garantiu assim a classificação. Jogando fora de casa contra o Campo Grande, a equipe da Região dos Lagos venceu por 2 a 0 e chegou aos 21 pontos. Já o Campo Grande é antepenúltimo, com seis pontos e terá que brigar para não cair.

Quem também está muito próximo da classificação para a próxima fase é o Serrano. A equipe de Petrópolis venceu por 4 a 1 o Serra Macaense e chegou aos 20 pontos. Somente uma tragédia tira a equipe das semifinais. Em oitavo lugar com oito pontos, o Serra Macaense olha mais para baixo do que para cima.

Os outros dois times integrantes do G4 da competição também venceram seus jogos. O Duque de Caxias fez 3 a 0 no lanterninha Angra dos Reis fora de casa e se mantém em terceiro lugar com 17 pontos. Com um jogo a menos, o Pérolas Negras está em quarto lugar com 15 pontos. O time de Resende venceu o Paduano, sexto colocado, por 1 a 0.

Completam a 9ª rodada da Série B1 os seguintes jogos: Rio São Paulo 1 x 4 São Gonçalo / Niterói E.C.; 7 de Abril 1 x 0 Nova Cidade. Na quarta-feira, Pérolas Negras e Campo Grande se enfrentam no Estádio do Trabalhador, em Resende, em partida adiada da 4ª rodada.

Confira a classificação da Série B1:

Crédito: Ferj

Na Série B2, Rio de Janeiro e Goytacaz com um pé na semifinal

A Série B2 tem grandes chances de reunir em suas semifinais duas equipes que acabaram de subir da Série C e uma equipe que já frequentou a elite do Campeonato Carioca e até a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

O líder da competição é o Rio de Janeiro, vice-campeão da Série C do Carioca deste ano. Invicto na Série B2, o time venceu neste domingo o Ceres por 1 a 0 e se isolou na liderança com vinte pontos. Seu adversário está em nono com sete pontos, flertando com o rebaixamento.

Outra equipe oriunda da Série C, o Belford Roxo também venceu seu jogo nesta oitava rodada. Com os 4 a 1 sobre o Carapebus, em confronto direto na tabela de classificação, o time da Baixada Fluminense, atual campeão da Série C, chegou aos 14 pontos e figura na quarta colocação.

Outro integrante do G4 que ganhou na rodada foi o Goytacaz, que se aproximou da classificação para as semifinais ao chegar aos 18 pontos. A equipe de Campos fez 3 a 0 no Tigres do Brasil, lanterninha da competição, fora de casa. No outro jogo da rodada Barra Mansa e Mageense, que ocupam a zona de rebaixamento, empataram em 2 a 2.

Faltam mais dois jogos para fechar a 8ª rodada da primeira fase da Série B2. Nesta segunda-feira às 15h jogam Barra da Tijuca e Campos e na quinta-feira (20), às 15h, Búzios e Bonsucesso se enfrentam.

Confira a classificação da Série B2

Crédito: Ferj

No feminino, dupla flaflu sai na frente

As semifinais do Campeonato Carioca feminino adulto reservam confrontos entre os quatro times de maior investimento no estado do Rio. Nos primeiros jogos, disputados neste domingo, vitórias da dupla Fla-Flu.

O Flamengo, time de melhor campanha, venceu fora de casa o Vasco da Gama por 3 a 0 e se aproximou da vaga. Do outro lado, o Fluminense, que terminou a primeira fase na terceira colocação, venceu por 2 a 0 o Botafogo. As finalistas serão conhecidas após os jogos de volta que serão disputados no próximo dia 22.