Categorias: Esportes

Divisões de acesso tem cenário indefinido na Série B2 e preparação para a semi na Série B1

O calendário do futebol nacional já começou a tomar ares de decisão com a final da Copa do Brasil e da Libertadores, torneios vencidos pelo Flamengo e pela reta final do Brasileirão. Nas divisões de acesso no Rio o cenário é semelhante. Enquanto na Série B1 já estamos nas semifinais, na Série B2 a última rodada, nesta semana, promete muita emoção.

Começamos, portanto, pela Série B2, que ainda tem emoção pela frente na primeira fase, chamada de Taça Waldir Amaral. A 11ª e última rodada será disputada nesta terça-feira (1/11). A jornada terá confrontos importantes para a classificação do G4. Já na parte de baixo da tabela de classificação da Série B2 o mais provável é que não tenhamos muitas mudanças.

Goytacaz e Rio de Janeiro já estão classificados na Série B2 mas definirão quem fica com o título da primeira fase e obviamente os confrontos da semifinal. Um das vagas está nas mãos do Belford Roxo e a outra vaga será disputada entre o quarto colocado Barra da Tijuca, o quinto lugar Bonsucesso e correndo muito por fora o time de Carapebus, que está em sexto.

Teoricamente, o confronto mais fácil entre os integrantes do G4 da Série B2 é do Belford Roxo, terceiro colocado, que enfrentará o Tigres do Brasil, lanterninha da competição. Basta um empate para o time da Baixada carimbar a classificação. Já o líder Goytacaz joga fora de casa contra o Bonsucesso a quem só interessa a vitória nesta última rodada. Mas, além disso, o time da Zona Norte do Rio precisa torcer para derrota do Belford Roxo ou empate do Barra da Tijuca.

O Barra, que está em quarto com 18 pontos, um a mais que o Bonsucesso, enfrenta o Carapebus fora de casa. A única chance de classificação da equipe do Norte Fluminense é em caso de vitória por mais de três gols de diferença. A 11ª rodada da Série B2 terá, portanto os seguinte jogos, todos no mesmo horário nesta terça-feira:

Carapebus x Barra da Tijuca – Antônio F. de Medeiros (Cardoso Moreira)
Rio de Janeiro x Barra Mansa – Moça Bonita (Rio de Janeiro)
Ceres x Búzios (jogo não acontecerá por conta do processo de suspensão do Ceres, já rebaixado)
Belford Roxo x Tigres do Brasil – Nélio Gomes (Belford Roxo)
Mageense x Campos – Marrentão (Xerém)
Bonsucesso x Goytacaz Leônidas da Silva (Rio de Janeiro)

Confira a classificação da Série B2

Crédito: Ferj

Na Série B1, preparação para a semifinal

Já na Série B1, terminada a primeira fase (Taça Maracanã) com vitória do CEAC Araruama, os times classificados para a semifinal se preparam para a disputa da próxima fase. Paralelamente a isso, Rio São Paulo, Campo Grande e Angra dos Reis tentam juntar os cacos para deixar a casa pronta para um ano de recuperação em 2023, já que caíram para a Série B2.

Invicto na competição, o CEAC Araruama se credenciou ao longo do torneio como um dos postulantes ao título. Foram oito vitórias e três empates. Mas para seguir será preciso eliminar na semifinal o Duque de Caxias, time acostumado a disputar a divisão de elite do Campeonato Carioca.

Na outra chave, disputa entre times com histórias diferentes mas que representam projetos sólidos de estrutura por trás da bola rolando. De um lado, o Serrano, time petropolitano que já figurou em outrora na elite do futebol carioca. De outro, o Pérolas Negras, que cumpre missão de revolucionar o futebol.

O primeiro jogo entre Duque de Caxias e CEAC Araruama será no próximo sábado (5/11), às 15h, no Marrentão, em Xerém. Já o segundo jogo está marcado para o dia 11, sexta-feira no mesmo horário, no Lourival Gomes, em Saquarema.

Pérolas Negras e Serrano começam a disputa no próximo sábado (5), às 15h, no Estádio do Trabalhador, em Resende. O segundo jogo está marcado para ser disputado no sábado, dia 12, no mesmo horário, no Atílio Marotti, em Petrópolis, na Região Serrana.

Na semifinal a vantagem de empate e resultados iguais é do CEAC Araruama e do Serrano, que terminaram a primeira fase em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Neste ano somente a equipe campeã da Série B1 garante acesso para a Série A2.

O CEAC Areruama venceu a Taça Maracanã. Crédito: Valdir Santiago / Reprodução

Flamengo e Botafogo fazem decisão no feminino

Já na modalidade feminino adulto, Flamengo e Botafogo começam a decidir o Campeonato Carioca da Série A nesta terça-feira. O primeiro jogo será às 15h no Caio Martins, em Niterói, com mando do Botafogo. Já o segundo jogo está previsto para o próximo sábado, na Gávea, com mando de campo do Flamengo. Não há qualquer tipo de vantagem baseada em classificação nas fases anteriores. Logo, se houver resultados iguais o campeão será definido nos pênaltis.


Crédito da foto em destaque: Matheus Sanches / @clickmj

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

17 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

17 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

17 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

19 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

19 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

19 horas atrás