Categorias: Política

Governador do Rio e primeiro-ministro de Cabo Verde estabelecem relações de cooperação

O governador do Rio, Cláudio Castro, recebeu, na última quinta-feira (4), o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses de Pina Correia e Silva, e comitiva, para uma visita de cortesia no Palácio Guanabara. Durante o encontro, foram discutidos assuntos de interesses comuns, como turismo, transição energética, ambiente e transformação digital, para desenvolver relações de cooperação entre os governos do Rio de Janeiro e de Cabo Verde.   

Para o chefe do Executivo fluminense, as diversas conversas bilaterais que vêm acontecendo entre o Governo e outros países são fundamentais para reforçar o compromisso com a sua gestão em prol da população do estado.

“Esses encontros e trocas de experiências sinalizam ações importantes, por isso é uma honra receber a comitiva de Cabo Verde aqui. Em 2020 nós começamos um grande processo de transformação digital no Governo do Estado. Fomos à Espanha, Dinamarca e Inglaterra e acabamos escolhendo um modelo similar ao da Estônia. Em até três anos, este será um governo com um serviço público totalmente digitalizado”, disse Cláudio Castro.

Cláudio Castro também ressaltou a importância da cultura africana para o povo fluminense e lembrou a realização do lançamento do primeiro edital para comunidades remanescentes para a cultura quilombola. 

“Esse edital, feito em novembro, foi uma forma de valorizar a diversidade, as demandas e as experiências culturais de comunidades com longa tradição. É um resgate de uma herança histórica muito importante para o Rio de Janeiro”, explicou o governador.

Para o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses de Pina Correia e Silva, que veio ao Rio para participar das atividades do Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, o encontro foi de grande importância.

“Nós já temos relações muito privilegiadas com o Brasil em nível federal, mas a nossa opção é também desenvolver relações de cooperação em nível estadual. E o Rio de Janeiro é um dos estados que representam muito o que já temos de relação entre Cabo Verde e Brasil. Nós temos uma culinária que chegou ao Rio no século 19. Além disso, temos um nível de desenvolvimento muito grande em áreas que temos interesse em comum, como a transição energética, a economia azul, a transformação digital e a cultura. O Rio é um estado com o qual temos particular interesse em estabelecer uma boa relação de cooperação econômica”, declarou o primeiro-ministro.

Estiveram ainda presentes na audiência o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; de Governo, Bernardo Rossi; de Transformação Digital, Mauro Farias; e o presidente do Proderj, Flávio Rodrigues.

Rio pode receber a 4ª edição do Gala de Sucesso da Diáspora

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou, durante o encontro com o governador Cláudio Castro, a intenção de realizar no Brasil a próxima gala anual dedicada à diáspora (movimento de pessoas que deixam seus países e se deslocam pelo mundo). O Rio poderia ser um forte candidato para o tradicional evento, que recebe toda a comunidade cabo-verdiana residente no país.

O Governo de Cabo Verde, em parceria com a Presidência da República, instituiu a gala anual em 2017, com o objetivo de homenagear os cabo-verdianos que se distinguem nas mais diversas áreas, para reconhecer o mérito da comunidade na diáspora. O evento já aconteceu nos EUA e em Portugal.

“Vai ser um prazer receber a comunidade cabo-verdiana no Rio, e desde já me coloco à disposição para oferecer a residência oficial para um evento de boas-vindas. O nosso povo e o povo de Cabo Verde têm grande compatibilidade com a cultura e a culinária, fico feliz e honrado de participar desse significativo evento”, declarou Cláudio Castro.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

15 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás