A alta temporada de turismo no Estado do Rio de Janeiro começou com força total. O feriado prolongado de novembro, que combinou a Proclamação da República (15 de novembro), a Consciência Negra (20 de novembro) e o Encontro da Cúpula do G20, atraiu milhares de visitantes ao estado. Segundo o Governo do Estado, essa tendência de alta deve se manter até março de 2025, após o Carnaval, com a expectativa de receber 1,5 milhão de turistas internacionais até o final de 2024.
O governador Cláudio Castro demonstrou otimismo com os números. “Estamos a poucos dias de dezembro, quando historicamente, recebemos milhares de turistas. Além disso, já começamos a nos preparar para o Rèveillon, que tem tudo para ser o maior da história. O mesmo vale para o Carnaval, que no próximo ano, pela primeira vez, terá três dias de desfiles das escolas do Grupo Especial (domingo, segunda e terça) na Sapucaí. No meio disso, temos janeiro e fevereiro, quando muitas pessoas aproveitam as férias escolares para viajarem e o Rio de Janeiro é um dos destinos preferidos. Estamos muito otimistas”, analisa o governador Cláudio Castro.
A temporada de cruzeiros também colabora para o crescimento. Desde novembro, mais de 20 mil turistas chegaram ao Rio, e até abril de 2025, cerca de 30 navios devem trazer mais de 100 mil visitantes ao estado.
O aumento de turistas internacionais reflete o sucesso das campanhas de promoção do destino. Até setembro de 2024, 1.075.879 estrangeiros visitaram o Rio, um crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2023. A meta é alcançar números próximos ao recorde de 2014, ano da Copa do Mundo, quando 1,59 milhão de turistas estrangeiros estiveram no Estado.
Há uma semana na cidade, o mineiro Jackson de Oliveira, de 57 anos, gostou tanto que já planeja trocar Minas Gerais pelo Rio de Janeiro. “Eu tô achando muito bom. Antes eu tinha uma visão diferenciada, mas hoje eu tô achando muito segura a cidade, bonita. E a intenção é de no futuro vir para morar”, contou Jackson.
A julgar pelos números de turistas internacionais que já estiveram no estado em 2024, o otimismo é mais do que justificado. Até setembro, 1.075.879 visitantes estrangeiros chegaram ao Rio. O número é 25% maior do que no mesmo período de 2023.
As duas amigas chilenas realizaram um sonho de infância: conhecer a Cidade Maravilhosa. Há uma semana no Rio, as turistas Francisca Aranques, de 36 anos, e Nicole Ramos, de 34 anos, destacaram as belezas e a segurança da cidade e já fazem planos para voltar. “Fomos ao Cristo Redentor, à praia, estivemos à noite em um samba na Pedra do Sal e achamos tudo muito seguro, vimos policiamento em todas as esquinas. Em janeiro, quero voltar com a família”, disse Francisca Aranques.
Migsabel Lucena, de 28 anos e Yohannis Sequeira, de 27, vieram da Venezuela e também estão encantadas. “Ontem fomos ao Cristo Redentor. Foi algo muito impressionante. Estivemos no Pão de Açúcar, vimos o pôr-do-sol. Em todos os lugares que fomos, vimos segurança, muitos policiais”, destacaram.
A Secretaria de Estado de Turismo estima que este ano o total de visitantes estrangeiros será número muito próximo ao recorde histórico de 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, quando 1,59 milhão passaram pelo Rio de Janeiro.
“O Rio de Janeiro vem batendo recorde atrás de recorde todos os meses deste ano na chegada de turistas estrangeiros. Isso mostra o quanto o nosso trabalho de promoção no mercado internacional tem sido assertivo. Desde 2023, já passamos por Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Inglaterra, Portugal, Itália, Alemanha, Espanha e EUA promovendo o Rio de Janeiro como destino turístico. Ainda este ano, iremos novamente ao EUA (Nova York e Miami). Os EUA são nosso 3º maior emissor de turistas, com muito mercado ainda para crescer “, disse Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Polo Educacional Sesc anunciou a abertura de 120 vagas para o projeto Sesc EAD…
A 2ª edição da Semana Macaé Empreendedora começa nesta terça-feira (26) e prossegue até sexta-feira…
Desde 2017, o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, realiza um programa permanente…
O Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, abriga o maior santuário do mundo…
A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, inicia neste sábado (23), das…
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, desenvolve ações de conscientização ambiental através…